Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Secretário Jairo Isaac destaca parceria entre Semad e PMMG em evento da polícia

PDFImprimirE-mail

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Jairo José Isaac, participou, nesta terça (01/08), da abertura do X Encontro da Comunidade Operacional de Meio Ambiente e Trânsito (ECOMAT), organizado pela Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). A atividade, realizada em Jabuticatubas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), tem o objetivo de alinhar o planejamento do policiamento de Meio Ambiente e de Trânsito.

Jairo José Isaac destacou que a fiscalização é um instrumento importante para preservação do meio ambiente. “A Secretaria entende a ação de fiscalização como um processo contínuo que se inicia na orientação aos empreendedores que querem se regularizar e precisam da ajuda do Estado para isso”, afirmou. “Passa em seguida pela ação de campo, que garante o acompanhamento do desempenho ambiental das atividades potencialmente poluidoras e coíbe as irregularidades, e pelo acompanhamento das infrações detectadas até sua conclusão, o que permite dar efetividade à ação fiscal e não permitir a sensação de impunidade pelo infrator”, completou.

 

Foto: Divulgação PMMG
INTERNA - Jairo Jose Ecomat 02- 02082017
Jairo José Isaac destacou a construção conjunta da fiscalização ambiental feita pela PM e Semad


Isaac observou que a Semad vem trabalhando em conjunto com a PMMG para aprimorar os resultados da fiscalização e melhorar os indicadores ambientais do Estado. “Um exemplo recente que é a redução do desmatamento em 4% no bioma da Mata Atlântica, fato este divulgado nacionalmente pela SOS Mata Atlântica”, ressaltou. “Sabemos que esse, assim como os demais resultados, só podem ser alcançados pela parceria existente com a PMMG e isso pode ser demonstrado em números”, acrescentou.

O secretário observou que, atualmente, o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) conta com aproximadamente 80 fiscais no Estado, enquanto a PMMG, na sua Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito, conta com 1038 policiais, em 16 Companhias distribuídas por toda Minas Gerais. “A capilaridade e a melhor distribuição geográfica da polícia permitem maior agilidade nos atendimentos e tempo de resposta adequado em situações críticas”, afirmou.

“A construção conjunta da fiscalização ambiental que permite uma ação integrada e coordenada trará a cada dia o resultado que queremos entregar a toda sociedade: melhoria da qualidade ambiental, desenvolvimento econômico aliado à sustentabilidade e inclusão social, que são as bases do desenvolvimento sustentável que a nossa secretaria traz no nome e como missão maior”, ressaltou o secretário no encerramento de sua participação no evento.

 

Emerson Gomes
Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900