Seminário aborda prevenção e gestão de acidentes ambientais

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e a Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Perigosos (CE P2R2) Minas, realizam, nos dias 28 e 29 de setembro, o Seminário de Emergência Ambiental: Prevenção e Gestão de Riscos e Desastres Ambientais Naturais e Tecnológicos.

O evento acontece no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), na rua da Bahia, 1600, Lourdes, das 8h às 17h, e tem como objetivo promover a troca de informações entre os segmentos envolvidos nas atividades de produção, armazenamento, manuseio, distribuição, comercialização e transporte de produtos perigosos.

Os temas tratados estão relacionados às ações de prevenção e experiências no atendimento aos acidentes ambientais, bem como a gestão dos riscos ou desastres a eles associados. O Seminário abordará, também, temas referentes às ocorrências de eventos críticos, em especial, as emergências e desastres consequentes da seca e da estiagem prolongada.

Espera-se, com o Seminário, garantir um melhor controle e prevenção das atividades do setor.

Na abertura do evento, será apresentado, pelo Núcleo de emergência Ambiental (NEA) da Secretaria de Estado de Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o Mapa de acidentes Ambientais, com um balanço de todos os acidentes atendidos pelo Núcleo em 2014.

O primeiro dia de debates contará com os painéis “Gestão de Riscos Tecnológicos Ambientais” e “Prevenção, Preparação e Resposta Rápida às Emergências Ambientais Envolvendo Produtos Perigosos – A Experiência de Alguns Estados da Federação”.

O painel mostrará as experiências da gestão de riscos de acidentes da Refinaria Gabriel Passos em Betim e Ibirité; a apresentação de um caso de acidente no Polo Petroquímico de Santos, apresentado pela Defesa Civil de São Paulo, além do Mapeamento de Riscos Tecnológicos, realizado pelo Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto.

No segundo painel, os participantes terão a oportunidade de conhecer o trabalho das Comissões Estaduais de Prevenção, Preparação e Resposta Rápidas às Emergências Ambientais dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Segundo dia
No segundo dia de Seminário, serão apresentados dois painéis: “O papel do licenciamento ambiental na prevenção e gestão de riscos ambientais no transporte de produtos perigosos” e “Eventos Críticos – Gestão de riscos e desastres à estiagem, seca, inundações e incêndios Florestais”.

No primeiro painel, serão conhecidas as experiências com emergências ambientais dos estados do Rio Grande do Sul, Bahia, São Paulo e Minas Gerais.

No segundo painel, serão apresentados o Atlas de Vulnerabilidade às Inundações do Estado de Minas Gerais, Edição 2015, e o diagnóstico da estiagem e seca no estado de Minas Gerais, com a tendência climática para o período chuvoso de 2015 e 2016.

Os participantes terão a oportunidade de conhecer, ainda, a experiência de Minas Gerais na prevenção e resposta às emergências envolvendo os incêndios florestais, apresentadas pelo diretor de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Eventos Críticos, Rodrigo Belo, e as estratégias e ações relacionadas à seca e estiagem, apresentadas pela Coordenadoria de Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar.

Milene Duque