Secretário se reúne com municípios da Microrregião do Vale do Paraibuna

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Sávio Souza Cruz, e a diretora geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Maria de Fátima Chagas, participaram, no último dia 29, de uma reunião com prefeitos da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paraibuna (Ampar). Os prefeitos puderam apresentar algumas demandas regionais e discutir perspectivas de desenvolvimento local.

Também participaram da reunião, representando o Governo do Estado, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Luiz Tadeu Martins Leite, e o subsecretário de Assuntos Parlamentares, Luis Gustavo D’Avila Riani.

Foram entregues aos representantes estaduais projetos de esgotamento sanitário contratados pela Ampar, com recursos captados pelo Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do rio Paraíba do Sul (Ceivap) e do Fundo de Recuperação Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (Fhidro) para 16 municípios da região.

O presidente da Ampar, Agostinho Ribeiro de Paiva, destacou que “o encontro desperta a perspectiva em discutir e implementar projetos para o desenvolvimento dos municípios da região da Zona da Mata”.

Foto: Ampar

ampar

Secretário Sávio e prefeitos da Microrregião do Vale do Paraibuna

Sávio Souza Cruz falou sobre os desafios nesses primeiros meses de governo, e anunciou que “existe o compromisso para a destinação dos recursos do Fhidro e da Compensação Ambiental exclusivamente para os fins de compensação e projetos ambientais encaminhados ao Fundo, o que aumenta consideravelmente a possibilidade de financiamento de projetos. Para 2015, estão previstos 89 milhões de reais destinados ao Fhidro”, disse.

Na microrregião do Vale do Paraibuna, já foram contemplados projetos de saneamento nos municípios de Belmiro Braga, Olaria, Coronel Pacheco, Descoberto, Maripá de Minas, Rio Pomba, Santa Bárbara do Monte Verde, Piraúba, Mar de Espanha, Matias Barbosa, Pedro Teixeira, Piau, Rio Preto, Santana do Deserto, Senador Cortes e Simão Pereira.

Renata Fernandes