Unidade Regional Colegiada do Leste mineiro comemora 100ª reunião ordinária

A Unidade Regional Colegiada do Leste Mineiro realiza, na tarde desta segunda-feira (31/03), sua 100ª reunião Ordinária. A reunião acontece às 14h00 no Auditório da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), 4000, em Governador Valadares e será presidida pelo Secretário Adjunto de Meio Ambiente, Danilo Vieira Júnior.

O secretário adjunto ressaltou a importância da 100ª reunião do Conselho, em uma data tão significativa para o país. “Não teríamos uma data mais significativa para comemorarmos a realização da 100ª reunião desse Conselho, quando, 50 anos após o golpe militar de 1964, onde o Brasil viveu momentos de muita repressão, podemos comemorar aqui no Leste Mineiro esse modelo participativo e colegiado consolidado pela descentralização da análise dos processos de licenciamento no estado de Minas Gerais. O modelo mineiro demostra claramente a democracia, propiciando à sociedade civil organizada, ao setor produtivo e aos entes do governo, a união na busca de um consenso sobre os rumos da gestão ambiental em cada região do estado”, frisou.

Vieira Júnior destacou, também, a importância da região leste para Minas Gerais. “Essa região, especificamente, precisa de uma atenção especial, tendo em vista sua vocação forte para a indústria, mineração e agricultura, o que faz, portanto, aumentar a responsabilidade desse Conselho no que diz respeito a minimizar os impactos ambientais advindos dessas atividades”, ressaltou.

Desde a criação da URC Leste, em 2004, já foram julgados 711 processos de regularização ambiental, nas diversas fases do licenciamento. A Superintendência de Regularização Ambiental do Leste Mineiro é uma das Suprams com maior número de municípios do Estado, com 135.  Na região encontram-se, também, importantes unidades de conservação de Minas Gerais destacando-se os Parques Estaduais do rio Doce, rio Corrente, Serra da Candonga, Sete Salões e a Área de Proteção Especial Estadual (APEE) Pico da Ibituruna, sendo consideradas importantes áreas de preservação e que possuem remanescentes de Mata Atlântica e Floresta Tropical. Além disso, as unidades de conservação abrigam nascentes e cursos d´água muito significativos para a região.

Milene Duque
Ascom Sisema