Secretário de Meio Ambiente participa da entrega do Prêmio Sebrae-MG de Práticas Sustentáveis

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, representou o governador Antônio Anastasia na entrega do Prêmio Sebrae-MG de Práticas Sustentáveis. O evento ocorreu ontem à noite, 31-10, na Casa Bernardi, no bairro Cidade Jardim (região Centro-Sul).

O Prêmio Sebrae-MG de Práticas Sustentáveis tem o objetivo de reconhecer, difundir e incentivar o desenvolvimento de projetos e/ou práticas sustentáveis nas micro e pequenas empresas de Minas Gerais, como instrumento de transformação sócio-econômico deste segmento. É um estímulo à inovação tecnológica e à busca de novas posturas e procedimentos capazes de mudar a vida das micro e pequenas empresas no sentido de torná-las mais eficientes, rentáveis e ecologicamente sustentáveis.

Nesta segunda edição, ao contrário da anterior, no qual as empresas foram indicadas por profissionais da área e técnicos, as próprias empresas se inscreveram. Entre os critérios de seleção de práticas ambientais estão: estar em dia com as obrigações de licenciamento ambiental e ter práticas diferenciadas na gestão de resíduos, recursos hídricos, eficiência energética, controle de qualidade do ar e da poluição sonora. No âmbito social as empresas deveriam apresentar: investimentos em programas de treinamento e capacitação dos empregados, de segurança no trabalho, além de respeito à legislação trabalhista.

Ao todo, 93 empresas mineiras se inscreveram, 12 foram selecionadas como finalistas e seis destas foram escolhidas como destaques. O Sebrae-MG vai oferecer a elas uma consultoria tecnológica no valor de R$ 10 mil. As empresas-destaques poderão ainda usar o selo referente ao prêmio em seus produtos e publicações.

A diretora de Operações do Sebrae-MG, Elbe Brandão, deu início às comemorações destacando o apoio que o Prêmio recebeu do Governo de Minas. "O Estado perpassa com o Sebrae-MG, toda uma agenda de ambiente e de implantação da lei geral”, enfatizou.

Em seu pronunciamento o secretário Adriano Magalhães destacou a importância do prêmio, que, segundo ele, é uma oportunidade de o Estado de Minas Gerias mostrar que possui uma pauta ambiental positiva. “Fico feliz em ver aqui fazendas sendo premiadas. Isso mostra que na agricultura também possível fazer adequado e correto, que com boas práticas e conhecimento se consegue um diferencial”, ressaltou.

Fotos: Janice Drumond/Ascom Sisema
premio-sebrae1
Adriano Magalhães destacou a importância do prêmio para as micros e pequenas empresas mineiras

O secretário discorreu sobre os principais pontos que a sua pasta vem trabalhando para avançar ainda mais na gestão ambiental em Minas Gerais. Combater os incêndios florestais no território mineiro tem sido uma de suas metas. “Este ano já conseguimos reduzir em 65% a área queimada dentro das unidades conservação estadual, mas para melhorarmos mais os indicadores precisamos conscientizar a população, já que mais 90% desses incêndios são criminosos”, frisou.

Magalhães destacou também a política de tratamento adequado de resíduos sólidos urbanos como outro ponto que vem sendo trabalhado pela Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). “Em 2001 Minas tinha um total de 823 lixões e atualmente temos menos de 300. Essa é uma pauta que vem avançando de maneira positiva na conscientização dos prefeitos e que será retomada com força ainda maior agora com a posse dos novos dirigentes municipais”, enfatizou.

O ex-secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, e atualmente consultor do Prêmio, destacou a importância da premiação por levar em conta a adoção de sustentabilidade no universo da micro e pequena empresa. “Hoje tivemos a oportunidade de comprovar que não são somente as grandes empresas podem ser sustentáveis. O Sebrae-MG,  pioneiramente, mostra ao Brasil que o pequeno também pode desenvolver boas práticas de sustentabilidade, essa é a grande mensagem que esse prêmio encerra”, concluiu.

premio-sebrae
O secretário Adriano Magalhães (o tereceiro da esquerda para a direita) com os representantes das empresas agraciadas