Delegação mineira leva modelo de gestão ambiental do Estado à Rio+20

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Sisema) teve forte presença em todos os ambientes da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Além de um estande no Parque dos Atletas, os representantes mineiros participaram ativamente de diversas atividades durante o evento realizado no Rio de Janeiro, entre 18 e 22 de junho.

A equipe do Sisema foi responsável pela coordenação da participação do Governo de Minas no evento. Cerca de 60 pessoas, de todas as áreas do Governo, estiveram no Rio de Janeiro, durante os 12 dias de atividades ligadas à Conferência. Cerca de 20 pessoas representaram os quatro órgãos que integram o Sistema: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (Semad), Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

Para o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves, um dos destaques foi o Menu de Políticas Públicas que reúne as principais ações e projetos do Governo de Minas alinhados aos temas da Conferência, que são economia verde e governança ambiental. “A nossa proposta é a de manter esse alinhamento nos projetos futuros, independentemente dos resultados formais da Rio+20”, afirma.

Magalhães observa que o grande enfoque da Rio+20 é a causa dos problemas. “A partir de agora, precisamos trabalhar com a mudança de paradigmas no desenvolvimento econômico, na inclusão social, com uma visão de proteção aos recursos naturais”, avalia.

Presente em mais de 60 atividades em todos os espaços da Conferência, a delegação mineira levou o modelo de trabalho adotado no Estado, buscando discutir uma nova maneira de se pensar o desenvolvimento. “Pela primeira vez estamos deixando de lado a discussão sobre os efeitos e passamos a olhar com atenção para as causas”, afirma Magalhães.

Fotos: Janice Drumond/Ascom Sisema
foto01-site
Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento
Sustentável, Adriano Magalhães

Apresentações
No dia 19, no Parque dos Atletas, um dos espaços de atividades da Conferência, representantes do Governo de Minas apresentaram os principais projetos desenvolvidos no Estado com interface com as questões debatidas. Foram abordadas as iniciativas desenvolvidas em todas as esferas do poder executivo estadual.

O Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) também esteve presente com uma participação na Mostra Sebraetec, exposição de projetos envolvendo tecnologias verdes realizada no Parque dos Atletas. No dia 22, o diretor-executivo do Centro, José Aparecido Gonçalves apresentou uma palestra sobre a implementação da Lei Estadual de Resíduos Sólidos, a inclusão sócio produtiva dos catadores e as oportunidades de geração de renda a partir da coleta seletiva.

Estande
Minas Gerais levou ao Rio uma amostra do trabalho em Minas reunidas no estande montado no Parque dos Atletas. Além do Menu de Políticas Públicas, técnicos de todas as áreas de atuação do Governo estiveram presentes, disponibilizando informações aos que visitavam o espaço.

Um dos visitantes do estande foi o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, após a reunião na qual foram entregues ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, as demandas definidas pelos governos locais durante o Congresso Mundial do Iclei (International Council for Local Environmental - Governos Locais pela Sustentabilidade) realizado na última semana em Belo Horizonte.
foto02-site
Prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda em visita ao estande do Governo de Minas na Rio+20

Outra presença foi a do ex-secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho. Convidado pelo governo brasileiro a participar dos Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável, ele afirma que Minas exerce um protagonismo natural no contexto da federação brasileira e, por isso, não poderia estar fora da Conferência.

Segundo Carvalho, o formato dos Diálogos, em que três pontos referentes a cada um dos temas discutidos eram votados por meio de participação popular, permitiu amplo debate via internet, inclusive pelas redes sociais. “O maior avanço da Eco92 para a Rio+20 foi a informação. Naquela época não tínhamos a internet que, hoje, permitiu um grande diálogo mundial”, destacou.

foto03-site

Ex-secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho

A Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, termina nesta sexta (22/06), após cinco dias de discussões que reuniram representantes de governos e organizações do mundo inteiro. Até o dia 24, no entanto, é possível visitar os estandes no Parque dos Atletas.