Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Supram Noroeste recebe capacitação para atendimento em serviços ambientais

PDFImprimirE-mail

A Diretoria de Extensão e Educação Ambiental ((DEEA) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou nos dias 28 e 29 de fevereiro, na Superintendência de Regularização Ambiental do Noroeste de Minas, em Unaí, o curso de “Posturas no Atendimento em Serviços Ambientais”. Cerca de 50 servidores participaram do treinamento. 

O curso tem como objetivo nortear os servidores para um equilíbrio entre seu interior e a missão do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) a fim de fortalecer a instituição, aliando habilidades, talentos e competências. “Não adianta querer cuidar do meio onde se vive se não cuidamos inicialmente dos homens que nele atuam. O fluxo deve ser de dentro para fora, assim, teremos colaboradores preparados, tanto do ponto de vista técnico como do emocional e equilibrados no aspecto biopsicossocial”, frisou o idealizador do Programa e analista ambiental da DEEA, Ricardo Cottini.  

Para Cottini, o servidor que atua na área ambiental e busca inserir novos padrões de comportamento para a sustentabilidade deve, em primeiro lugar, incorporar e interiorizar determinados conceitos, sendo um modelo, para depois repassar informações e orientações à sociedade. “O servidor deve ser como um espelho: refletindo o que de positivo interioriza, agregando assim confiança, participação e comprometimento das pessoas”, disse.  

O curso proporciona situações reais que ocorrem nos atendimentos, falhas no processo de comunicação, expressões e posturas inadequadas, mostrando como é possível modificá-las a partir da aquisição de conhecimentos que levem à excelência no trabalho. “Os novos processos gerenciais devem estar baseados em mudanças tecnológicas, aliadas a transformações na mentalidade organizacional e individual”, afirma. 

O curso será aplicado também, ao longo de 2012, em outras Superintendências e unidades do interior, bem como para servidores lotados na Cidade Administrativa em Belo Horizonte. 

Ascom/ Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900