Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Secretário Adriano Magalhães anuncia reabertura da Gruta da Lapinha

PDFImprimirE-mail

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, anunciou, na quarta-feira (29), após visita às grutas que fazem parte do circuito turístico ambiental do Projeto Rota Lund que no dia 11 de julho deste ano a gruta da Lapinha será reaberta para visitação. Localizada no Parque Estadual do Sumidouro, em Lagoa Santa, Região Metropolitana de Belo Horizonte, a caverna, que está fechada desde maio do ano passado, passou por obras de reestruturação e melhoria na iluminação. A expectativa é que Lapinha receba cerca de 1, 5 mil turistas por mês.

Com investimentos de cerca de R$ 500 mil, disponibilizados por meio do projeto Rota Lund, desenvolvido pelo Governo de Minas, a gruta da Lapinha foi equipada com 30 novas luminárias instaladas nos seis salões principais da caverna e quatro conjuntos de amazon LEDs, responsáveis pela iluminação de segurança das escadas de acesso ao interior da área. Para o secretário, as luzes garantem melhor visualização das características da gruta. “Essa tecnologia valoriza as formações dos espeleotemas, que são formações calcárias com depósitos minerais que se formam ao longo dos séculos, decorrentes de gotejamento e infiltração de água por entre as rochas”, destaca Magalhães.

A pedido do secretário, antes da reabertura da gruta, um pesquisador da Universidade Federal de Lavras (Ufla), especialista em bioespeleologia, fará um levantamento das espécies presentes na caverna após quase um ano e meio sem visitação. De acordo com o gerente do parque Estadual do Sumidouro, Rogério Tavares, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) tem dados sobre as espécies cavernícolas encontradas na Lapinha na última década. “Agora, depois do período em que a gruta esteve fechada, esse levantamento nos dará informações que vão subsidiar um plano de gestão que irá orientar, inclusive, aspectos relacionados à proteção do visitante bem como desse ecossistema”, explica. Para Tavares essa medida objetiva a compatibilidade do uso turístico com a proteção ambiental.

Com a reabertura da caverna, as visitas serão realizadas nos fins de semana, das 9h às 16h, em grupos formados por 20 pessoas, sempre acompanhados de dois monitores capacitados por meio do projeto Desenvolvimento Sustentável no Entorno das Unidades de Conservação, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

O secretário visitou, também, a gruta de Maquiné, localizada, no município de Cordisburgo,  e o receptivo turístico da gruta Rei do Mato, na cidade de Sete Lagoas, ambos na Grande BH. As visitas têm como principal objetivo dar encaminhamento à conclusão das obras de infraestrutura de serviços para os turistas como recepção com guarda-volumes, lanchonete, espaço expositivo, auditório para eventos entre outros. Juntas, essas duas grutas recebem, anualmente, cerca de 60 mil visitantes.

Ana Carolina Seleme
Ascom/ Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900