Professores discutem inclusão da educação ambiental no cotidiano dos estabelecimentos de ensino

Professores das redes municipal e estadual de ensino e de escolas particulares participaram hoje (10/06) de um encontro para discutir a importância da questão ambiental no processo educativo.  O evento foi no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) e faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente de 2011, promovida pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).

A professora de física, Fernanda Souza, considera “fundamental o diálogo do educador com os órgãos ambientais para que estejam informados possam ser multiplicadores dos conceitos de educação ambiental”. A professora ressalta que na sua escola já são trabalhados alguns temas como coleta seletiva e reciclagem.

O CMRR, palco da reunião, tem diversos projetos de capacitação, apresentados por um de seus coordenadores, José Alexandre Del’Lisola, que fez a palestra de abertura. A diretora de Educação Ambiental do Sisema, Ana Luiza Dolabela, abordou conceitos básicos, fundamentos e princípios  da educação ambiental.  Ela ressaltou a importância da integração com os educadores, que “são os grandes multiplicadores dos conceitos da educação ambiental”.

Encerramento

A tarde se encerrou com a palestra sobre metodologias de educação ambiental, ministrada pelo técnico da Diretoria de Educação Ambiental do Sisema (Deduc), Ricardo Cotini, que trouxe uma visão mais prática de como os professores podem inserir o meio ambiente como tema a ser trabalhado em suas disciplinas.

Quem se interessar pelos cursos oferecidos pelo CMRR deve entrar em contato por meio do telefone (31) 3465-1200. O Centro fica na Rua Belém, 40, Bairro Esplanada em Belo Horizonte. A Deduc pode ser contada por meio do telefone (31) 3915-1802. A sede do Sisema fica na Cidade Administrativa de Minas Gerais, Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/n, Bairro Serra Verde.

Neste sábado, 11 de junho, acontece a última atividade da Semana do Meio Ambiente 2011 com palestras em parceria com a Faculdade Pitágoras. A programação está disponível no site www.meioambiente.mg.gov.br.