Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Minas e Alemanha discutem proposta de parceria

PDFImprimirE-mail

Em reunião realizada na Cidade Administrativa, a delegação do Ministério da Economia do estado de Baden-Wurttemberg, chefiada pelo ministro da economia daquele estado, Richard Drautz, foram discutidas com o secretário-adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Augusto Lio Horta, e com o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente, e diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas, José Cláudio Junqueira, possibilidades de acordo entre os dois estados.

A principal proposta foi uma visita técnica de representantes do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) ao estado alemão para conhecimento dos projetos realizados na área de bioenergia. Também foi discutida proposta de parceria na área de florestas plantadas (produção de eucalipto) e cooperação técnica para realização de mestrado profissional em áreas ligadas ao desenvolvimento econômico e sustentável.

“As economias de Minas Gerais e Baden-Wurttemberg possuem vários pontos em comum. Vejo que os dois estados são parceiros naturais”, afirmou o Richard Drautz. De acordo com membro do Conselho da Federação das Indústrias de Baden-Wurttemberg, Wolfgang Wolf, os dois estados também podem cooperar na área da produção mais limpa. “Procuramos orientar as indústrias a promover a melhoria dos seus processos, e dessa forma estimular o uso mais eficientes dos recursos energéticos, água e insumos”, disse.

Segundo o José Claudio Junqueira, o estado já tem como ação prioritária o fomento à  adoção de padrões de produção mais limpos para as atividades econômicas.  No entanto, qualquer parceria nesta área é ação importante para incorporação de novas tecnologias, em especial as de baixo impacto ambiental, à economia mineira.

Na reunião, o secretário-adjunto fez um resumo das principais ações executadas na gestão ambiental do estado. Augusto Lio Horta destacou os investimentos realizados na despoluição do Rio das Velhas, que em quatro  anos de execução melhorou sensivelmente a qualidade das águas do principal rio da região central de Minas, principalmente por meio do tratamento de esgoto doméstico, aumentando o percentual de tratamento de  1,99% em 1999 para 84% no fim de 2010.

“Vejo os resultados obtidos na gestão ambiental de Minas Gerais e dou os parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido”, pontuou o ministro Drautz. “Trabalhamos para garantir a qualidade ambiental com o envolvimento de todos os setores da sociedade. As parcerias com outros estados e países são fundamentais para a melhoria do processo de gestão”, finalizou Augusto Lio Horta.

 

Fonte: Ascom/ Sisema
Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900