Título customizado

Boletim de Qualidade do Ar

O monitoramento da qualidade do ar é realizado para determinar o nível de concentração de um grupo de poluentes universalmente consagrados como indicadores, selecionados devido à sua maior frequência de ocorrência na atmosfera e aos efeitos adversos que causam à saúde e ao meio ambiente. São eles: material particulado (MP10 e MP2,5), dióxido de enxofre (SO2), monóxido de carbono (CO), dióxido de nitrogênio (NO2) e ozônio (O3).

Uma das formas de divulgação dos dados do monitoramento é por meio do Índice de Qualidade do Ar (IQAr) – uma ferramenta matemática utilizada para converter as concentrações dos poluentes em um valor adimensional. Dependendo do índice obtido, o ar recebe uma qualificação (Boa, Moderada, Ruim, Muito Ruim e Péssima), que consiste em uma nota para a qualidade do ar, além de uma cor, estas informações são apresentadas no Boletim da Qualidade do ar.

O Índice de Qualidade do ar (IQAr) foi criado para facilitar a divulgação dos dados de monitoramento da qualidade do ar de curto prazo para a população em geral. A Resolução Conama nº 506 de 05 de julho 2024 definiu que a forma de cálculo do IQAr deveria ser atualizada até a data de 31 de dezembro de 2024. Neste contexto, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) coordenou junto aos órgãos ambientais estaduais e distrital a atualização da forma de cálculo do IQAr, tendo em vista os novos padrões de qualidade do ar estabelecidos. Os valores atualizados para o cálculo do IQAr são apresentados na tabela a seguir e foram considerados para a elaboração do Boletim Diário da Qualidade do Ar.

Tabela: Estrutura do IQAr.


Fonte: MMA, 2025.

Mais informações sobre a nova estrutura do Índice de Qualidade do Ar podem ser consultadas na página do Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Índice de Qualidade do Ar - IQAr — Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima).

A relação entre o IQAr e os efeitos à saúde são mostrados no quadro a seguir.

 Quadro 01: Relação entre o IQAr e os efeitos à saúde Fonte: MMA, 2025.

Fonte: MMA, 2025.