A Unidade Regional de Fiscalização Jequitinhonha (URFIS-JEQ) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF), realizaram, de 3 a 7 de fevereiro, a "Operação Jequitinhonha Legal I". A ação teve como principal objetivo verificar o cadastro e a regularização de comerciantes de pescado e petrechos na região.
Durante a operação, 55 estabelecimentos foram fiscalizados nos municípios de Medina, Itaobim e Comercinho. As equipes utilizaram veículos oficiais e blocos de fiscalização para registrar possíveis irregularidades, reforçando a importância da regularização no Sistema de Registro e Cadastro Ambiental (SERCAR). O cadastramento é essencial para garantir a sustentabilidade dos recursos pesqueiros e coibir práticas ilegais no setor.
O coordenador de fiscalização, José Geraldo Gomes Santana, destacou que as ações não apenas garantem o cumprimento das normas ambientais, mas também conscientizam os comerciantes sobre a importância da legalização. “A iniciativa contribui para a preservação dos ecossistemas aquáticos e para o desenvolvimento sustentável do Vale do Jequitinhonha”, afirmou.
A URFIS-JEQ continuará monitorando as atividades pesqueiras ao longo do ano, intensificando as fiscalizações para assegurar a legalidade e a sustentabilidade do setor na região.
Wilma Gomes
Ascom/Sisema