Municípios do Sul de Minas avançam em agenda climática com oficina do projeto Clima na Prática

Notícia

Qui, 12 jun 2025
Três Corações recebeu representantes de seis municípios em capacitação promovida pela Semad com foco na adaptação e mitigação das mudanças climáticas

Foto: Divulgação/Semad
Representantes de municípios participaram de dinâmicas sobre mudanças climáticas
Representantes de municípios participaram de dinâmicas sobre mudanças climáticas

O município de Três Corações, no Sul de Minas, sediou, nessa quarta-feira (11/06), uma edição da Oficina Regional do Projeto Clima na Prática, promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). A atividade reuniu 21 participantes de seis municípios da região, com o objetivo de orientar e fortalecer ações locais de enfrentamento às mudanças climáticas.

A ferramenta “Clima na Prática” é voltada para municípios de médio porte que ainda não possuem políticas climáticas consolidadas ou desejam validar suas ações com base em uma metodologia de referência. A proposta é auxiliar no desenvolvimento de estratégias de adaptação e mitigação em áreas como agropecuária, cobertura vegetal, urbanismo, mobilidade, energia, gestão de riscos e cooperação interinstitucional.

“A ferramenta permite a capacitação e o posicionamento estratégico dos municípios dispostos a avançar na redução da vulnerabilidade e no aumento da resiliência frente às novas condições climáticas”, explica a diretora de Sustentabilidade, Energia e Mudanças Climáticas da Semad, Ana Paula Costa Ramos. 

Durante o encontro, os participantes vivenciaram atividades práticas e interativas, com foco no diagnóstico e no planejamento climático local. Estiveram presentes representantes dos municípios de Três Corações, São Lourenço, Varginha, São Thomé das Letras, Monte Santo de Minas e Conceição do Rio Verde, além de integrantes da Polícia Militar de Meio Ambiente.

Desde o início de 2024, o projeto já capacitou 117 representantes de 19 municípios nas regiões Norte, Leste, Zona da Mata e Central. Novas oficinas já estão previstas para os próximos meses. 

Confira as próximas datas:

São Gotardo (Alto Paranaíba) – 18/06
Itamarandiba (Jequitinhonha) – 28/06
Nova Serrana (Alto São Francisco) – 01/07
Paracatu (Noroeste de Minas) – 09/07

Os municípios interessados em participar podem entrar em contato pelos e-mails: barbara.crepet@meioambiente.mg.gov.br e ana.ramos@meioambiente.mg.gov.br

O projeto é fruto de uma parceria entre a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e a consultoria I Care & Consult, com apoio da Réseau Action Climat (RAC) e da Agência Francesa de Gestão Ambiental e Energia (ADEME).

Emerson Gomes
Ascom/Sisema