Seminário da Meta 2010 discute intervenções de saneamento em Nova Lima

As intervenções de saneamento e a mobilização social em prol da revitalização do rio das Velhas foram discutidas no 14º Seminário local "Meta 2010 - Sub-bacias Macacos, Cardoso Cristais, Fechos e rio do Peixe", realizado na última segunda-feira (03), em Nova Lima.

As intervenções de saneamento propostas pelo poder público e a mobilização social em prol da revitalização do rio das Velhas foram discutidas no 14º Seminário local "Meta 2010 - Sub-bacias Macacos, Cardoso Cristais, Fechos e rio do Peixe", realizado na última segunda-feira (03), em Nova Lima. Promovido pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), em parceria como o Projeto Manuelzão e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), o seminário reuniu cerca de 100 pessoas no auditório do Sindicato da Extração de Ouro e Metais Preciosos de Nova Lima.

O objetivo principal do evento foi divulgar e mobilizar a sociedade civil, a esfera pública e a iniciativa privada acerca das intervenções de saneamento propostas pelo poder público, além de incentivar ações pró-ativas e a participação da sociedade nas metas estabelecidas pelo Projeto Estruturador  "Revitalização da Bacia do Rio das Velhas - Meta 2010".

A região destaca-se pela grande ocorrência de Áreas de Proteção Ambiental e importantes mananciais de água que abastecem grande parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Caracteriza-se também pelo grande impacto ambiental causado pelas atividades de mineração. "A grande preocupação em Nova Lima é a ocupação urbana e o grande número de condomínios na região", ressalta Myriam Mousinho, coordenadora da Meta 2010.

O município de Nova Lima já possui duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), uma na Vila da Serra e outra no Jardim Canadá. Ambas foram construídas pela Copasa em parceria com a Prefeitura local. Dentro da proposta de intervenções programadas pela Meta 2010, está prevista, ainda, a instalação da ETE Vale do Sereno.

Sub-bacia Macacos - O Ribeirão dos Macacos caracteriza-se por possuir grandes áreas de mineração no seu entorno e um elevado número de condomínios e sítios. É onde se localiza também o córrego dos Fechos, afluente do ribeirão, onde a Copasa realiza captação de água para o abastecimento dos bairros mais altos de Belo Horizonte.

Ribeirão Água Suja/Cardoso - Localizados na divisa dos municípios de Nova Lima e Belo Horizonte os ribeirões Água Suja e Cardoso estão no município de Nova Lima e em seus principais bairros, como também em bairros ligados à zona urbana de Belo Horizonte como a Vila da Serra e o Vale do Sereno.

O Ribeirão Água Suja deságua no rio das Velhas e é formado pelo encontro do córrego Cardoso com o ribeirão Cristais, abaixo da área urbana de Nova Lima.

Estes ribeirões caracterizam-se pela importante atividade de mineração e beneficiamento de minério, realizada em escala industrial desde a primeira metade do século XIX.

Rio do Peixe - Desde o início do século XX, as águas do rio do Peixe são utilizadas para a geração de energia elétrica, principalmente nos três reservatórios artificiais: Lagoa dos Ingleses, Lagoa do Miguelão e Represa de Codornas.

Além da geração de energia, as principais atividades econômicas no entorno do rio são a mineração e o reflorestamento.

Unidades de Conservação e Áreas de Preservação

A região de Nova Lima é considerada de extrema importância por possuir diversa Unidades de Conservação e Áreas de Proteção Ambiental em seu entorno tais como as Áreas de Proteção Especial - APE Mutuca e Estação Ecológica de Fechos, as Reservas Particulares do Patrimônio Natural da Mata do Jambreiro, Capitão do Mato e Mata Samuel de Paula, além do Parque Estadual Serra do Rola-Moça, importante área de preservação dos mananciais dos cursos d´água Taboão, Rola-Moça, Barreirinho, Barreiro, Mutuca e Catarina, utilizados pela Copasa para abastecimento de grande parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Destacam-se também as áreas de preservação Reserva do Tumbá, Luzia da Mota, Mata do Faria, Fazenda Fernão Paes e o Parque Municipal Rego dos Carrapatos.