Programas Jovens Mineiros Sustentáveis e AmbientAção são destaques da Semana do Meio Ambiente de Nova Serrana

crédito: Prefeitura Nova Serrana
Jms dentro 2
Nova Serrana tem duas escolas municipais participantes do JMS, com  92 alunos envolvidos em iniciativas de educação ambiental e humanitária

O município de Nova Serrana, no Centro-Oeste de Minas Gerais, celebrou a Semana do Meio Ambiente com destaque para dois programas estaduais ambientais: o Programa Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS) e o AmbientAção.  Equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou reunião e palestra sobre o JMS e o lançamento do AmbientAção na cidade.

Este ano, Nova Serrana tem as escolas municipais Tânia Aparecida Carvalho Saldanha e Conceição Teixeira Bueno como participantes do JMS. São, ao todo, 92 alunos envolvidos com as iniciativas de educação ambiental e humanitária, com as temáticas previstas pelo programa, como consumo consciente de água e energia, cidadania, gestão sustentável de resíduos sólidos, entre outros. A equipe da Semad reuniu com gestores e acompanhou, de perto, o trabalho que tem sido desenvolvido nas escolas.

“Tivemos reunião de monitoramento com os gestores municipais, conversamos com os educadores e alunos. Há uma experiência muito positiva sendo desenvolvida nas escolas em prol da sustentabilidade. Os estudantes estão animados e interessados no assunto”, comenta a gestora ambiental da Semad, Sophia Lins.

Durante as reuniões, estiveram presentes o prefeito Euzébio Lago; os gestores municipais da educação e do meio ambiente; a secretária municipal de Educação e Cultura, Neusa Maria Gomes Lago; o secretário municipal de meio ambiente, Gabriel Chaves; a superintendente de meio ambiente, Ana Carolina Mello; além de diretores e professores das escolas.

A equipe da Semad também participou do lançamento do programa AmbientAção em Nova Serrana. A prefeitura irá participar do programa em cinco modalidades Água, Energia, Materiais, Resíduos e Qualidade de Vida. Irão participar todas as secretarias e, de acordo com o técnico ambiental da Semad, Clair José Benfica, já foi feito o plano de ação e estão sendo traçadas as estratégias para envolver os servidores.

“Os dois programas promovem a consciência ambiental, por meio de reflexões e pensamentos críticos. Os servidores, educadores e alunos aprendem com as ações e as metas que propomos, o que reflete em novos hábitos e mudanças de comportamento. E esse é o nosso intuito. Nova Serrana está neste caminho e terá ganhos sustentáveis pela frente”, comenta o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco.

Jovens Mineiros Sustentáveis

O programa é desenvolvido pela Semad, por meio da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Deari), em parceria com prefeituras municipais. Ele visa proporcionar capacitação e tutoria a educadores para as atividades e ações práticas de educação ambiental relacionadas aos temas: consumo consciente de água e energia, cidadania, gestão sustentável de resíduos sólidos e educação humanitária em bem-estar animal. Está presente em 107 municípios, com a participação de aproximadamente 196 escolas, 400 turmas e mais de 6 mil alunos em todo o estado.

AmbientAção

O AmbientAção é um programa de gestão e educação ambiental, com o objetivo de formar uma cultura organizacional que incentive o questionamento crítico e emancipador dos servidores públicos de Minas Gerais. O programa envolve linhas de ação de “consumo consciente” e “gestão de resíduos”. Em 2021, ele foi reestruturado, e atualmente atinge cerca de 8 mil servidores lotados em 15 edificações públicas em todo o estado.

Luciane Evans