Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Gestores ambientais de sete estados discutem criação de Corredor Ecológico da Mata Atlântica durante grupo de trabalho do Cosud

PDFImprimirE-mail

 

Crédito: Robson dos Santos

WhatsApp Image 2023-06-02 at 19.10.28

O tema principal do Grupo de Trabalho (GT) do Meio Ambiente foi o tratado pela Mata Atlântica, passando por três pontos de prioridade na abordagem

 

Como parte da agenda do 8º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), representantes das pastas ambientais dos sete estados que compõem essas duas regiões do país se reuniram na tarde desta sexta-feira (02/06), no prédio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), no Circuito da Liberdade, em Belo Horizonte. Além dos anfitriões mineiros, estiveram presentes gestores de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O tema principal do Grupo de Trabalho (GT) do Meio Ambiente foi o tratado pela Mata Atlântica, passando por três pontos de prioridade na abordagem: restauração florestal e definição de um grande corredor ecológico que passa pelos sete estados; contratação coletiva de dados para monitoramento em tempo real do bioma; regulamentação de um mercado de carbono regulado para alavancar projetos de restauração.

"A definição do corredor ecológico abrange os sete estados e irá integrar as áreas preservadas, trabalhando com projeto de restauração florestal e pagamento por serviços ambientais para esse grande acordo de conservação do bioma", explica a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Melo.

Para a preservação e monitoramento das áreas desse corredor, a ideia dos participantes do consórcio é a padronização dos dados monitorados por meio da Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) de cada estado, construindo uma base de dados comum relativa à cobertura vegetal, com imagens de satélite que tenham uma escala adequada.

Já a ideia do mercado de carbono regional é fundamental para geração de recursos a partir desse projeto. "Essa regulamentação nos dá condição de gerar crédito de carbono a partir da restauração florestal desse bioma nos nossos estados", pontuou a secretária Marília Melo.

"Esse corredor de Mata Atlântica é uma área incrível, que vai do Rio Grande do Sul até Minas Gerais, com muita riqueza. Nós temos o hotspot da biodiversidade do mundo aqui nessa região. É fundamental tratar de forma muito séria todo o potencial desse bioma. Passamos a tarde toda discutindo como esses estados em conjunto podem criar esse corredor de forma cada vez mais potente e acessar também o mercado de carbono, que pode nos ajudar a financiar a restauração desse corredor", disse a subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, Ana Asti.

Os resultados das discussões do GT vão compor um documento referência, que será compartilhado entre os sete estados participantes do Cosud, incluindo prazos e métodos de trabalho.

União de esforços

"As conversas neste Grupo de Trabalho e nas reuniões destes estados que compõem o Cosud estão sendo muito interessantes do ponto de vista da união de esforços, para que a gente consiga atingir os objetivos, que vão culminar no fomento ao desenvolvimento sustentável", destacou o secretário adjunto de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, Marcelo Camardelli.

"A cooperação tem avançado num propósito de estabelecer um projeto robusto de restauração florestal, que vai trazer ganhos significativos para todos os estados que compõem o consórcio. A estratégia de restaurar e cumprir os compromissos assumidos no Plano de Ação Climática é salutar e traz benefícios diretos à população", reforçou o subsecretário do Meio Ambiente de São Paulo, Jônatas Souza da Trindade.

Cosud


Belo Horizonte volta a sediar o consórcio depois de quatro anos. A ideia do consórcio surgiu em Minas, em 2019 e a edição deste ano marca a assinatura de um Protocolo de Intenções para a formalização do Cosud. O objetivo principal é consolidar a agenda de cooperação entre os governos do Sul e Sudeste, com  temas que atendam às demandas econômicas, sociais e ambientais.

Durante a tarde, foram realizadas reuniões de 12 grupos de trabalho das diferentes áreas de atuação das administrações estaduais. O resultado desse trabalho será apresentado na manhã deste sábado (03/06), no encerramento do 8º Encontro do Cosud.
Com uma população de 119 milhões de  habitantes, as duas regiões concentram 70% do PIB nacional, segundo dados do Instituto Brasileiro de  Geografia e Estatística (IBGE).

 

Luíz Fernando Motta/Ascom Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900