Programa Água Doce chega a Riacho dos Machados, no Norte de Minas e garante água potável para famílias da comunidade

Foto: Semad/Divulgação

PROJETO AGUA DOCE DENTRO

O Sistema irá produzir até 14 mil litros de água por dia, abastecendo cerca de 50 famílias

A comunidade rural do Paiol, no município de Riacho dos Machados, é mais uma comunidade no Norte de Minas beneficiada pelo Programa Água Doce, realizado em parceria pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento sustentável (Semad) e a União. Nessa sexta-feira (26/5), foi realizada a solenidade de inauguração da estação de dessalinização.

O sistema irá produzir até 14 mil litros/dia de água limpa e própria para o consumo humano, abastecendo gratuitamente cerca de 50 famílias da comunidade. Até o momento, já são 34 sistemas implantados em Minas Gerais no âmbito do programa, dos quais 14 estão em pleno funcionamento e os demais em fase de finalização técnica para início de operação.

O Subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco, ressaltou durante a solenidade a importância de ampliar o acesso à água potável nas comunidades rurais do Estado de Minas Gerais. "Por meio do programa Água Doce é possível estabelecer uma política permanente de acesso à água, garantindo a melhoria da qualidade de vida da população", disse.

A previsão é de que 69 sistemas de dessalinização de água sejam implantados em comunidades rurais do semiárido mineiro até dezembro deste ano, concluindo a primeira etapa do programa.

A solenidade contou ainda com a presença da Defesa Civil Estadual (Cedec), representada pelo Tenente Coronel Carlos Eduardo Lopes e o Capitão José Ocimar, do Subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco e do Diretor de Administração e Finanças do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Anderson do Carmo Diniz.

Cerca de 200 moradores, além do Prefeito Ricardo da Silva Paz e do presidente da Câmara Municipal, Aquiles Marcos Machado representaram a comunidade de Riacho dos Machados.

O prefeito Ricardo da Silva destacou a importância desses sistemas na região do semiárido Mineiro para reforçar o abastecimento de água nas comunidades rurais. "O município de Riacho dos Machados avança na qualidade de vida da população, principalmente na comunidade de Paiol, com um sistema de dessalinização que eleva a qualidade da nossa água", pontuou.

O Tenente Coronel Carlos Eduardo Lopes ressaltou a importância do avanço das obras. "Trata-se de um programa que estava paralisado desde 2012 e que hoje já é realidade nos municípios mineiros", disse.

"Nossa perspectiva agora é avançar para uma segunda fase do programa, com a implantação de mais 30 sistemas de dessalinização no seminário mineiro. No que depender do Governo do Estado, Minas Gerais continuará sendo referência na gestão dos sistemas de dessalinização, mobilização social e sustentabilidade ambiental”, finalizou o Subsecretário Rodrigo Franco.

O PROGRAMA

Coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges), e pela Defesa Civil, o Programa Água Doce é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), do Governo Federal, e visa a implementação de tecnologias alternativas para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda do semiárido brasileiro, tendo em vista que cerca de 70% dos poços da região semiárida do Brasil apresentam águas salobras ou salinas, e a água subterrânea, muitas vezes, é a única fonte disponível para as comunidades.

Para execução do programa em Minas Gerais, o Estado firmou convênio com a união em 2012, mas somente em 2020, o programa saiu do papel. O PAD conta com investimento no R$ 25.354.231,27 sendo R$ 15.449.809,80 provenientes do MDR, e R$ 9.904.421,47 disponibilizados pelo Governo de Minas. No fim do ano de 2021 foi aprovado pelo atual governo o aumento do valor de contrapartida do Estado, passando de R$ 1.544.980,97 para R$9.904.421,47, garantindo a execução das obras.

COMO FUNCIONA

O sistema de dessalinização é a estação de tratamento da água salobra do poço, que após passar por todas as etapas se torna potável e adequada ao consumo humano.

O dessalinizador utiliza o processo de osmose inversa, no qual membranas semipermeáveis, que funcionam como um filtro, retiram da água salobra a quantidade de sais imprópria para consumo, produzindo dois efluentes, o permeado - água dessalinizada - e o concentrado.

Luiz Fernando Motta