3º Encontro Regional em 2023 reúne dirigentes do Sisema e servidores da Regional Zona da Mata para diálogo

Foto: Divulgação/Semad

EncontroServidores Dentro

Encontro com servidores na Zona da Mata teve como objetivo estreitar o diálogo com os servidores, ouvir demandas e tirar dúvidas

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) promoveu, nessa quinta-feira (4/5), o 3° Encontro Regional de 2023 entre dirigentes, servidores e o Sindicato dos Servidores Públicos do Meio Ambiente de MG (Sindsema), desta vez na regional Zona da Mata, em Ubá. O evento faz parte de uma série de agendas que visa estreitar o diálogo com os servidores, ouvir demandas e tirar dúvidas. As reuniões já ocorreram na Central Metropolitana e no Regional Sul de Minas.

No encontro foram abordados temas como a reorganização administrativa do Estado e as mudanças a serem implementadas no Sisema, plano de carreiras dos servidores, demandas sobre infraestrutura das regionais, questões administrativas, entre outras necessidades das unidades locais.

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, destacou a importância do momento e sugeriu que os participantes fossem interlocutores dos que não puderam estar presentes e multiplicadores das entregas e resultados do Sisema. “Nossa categoria só é fortalecida quando a sociedade reconhece nossa importância, então essa é nossa luta", disse.

A secretária também enfatizou a oportunidade de um diálogo franco e aberto com os servidores. “Vamos dar retorno de forma sincera, algumas respostas temos neste momento, outras não, mas a garantia é que vamos acompanhar tudo bem de perto. Queremos ouvir vocês”, disse.

Ainda de acordo com a secretária, a reunião de hoje foi extremamente propositiva, um momento muito rico para todos os dirigentes. “Muitas vezes a estrutura de governo nos distancia, então é preciso ouvir, pois quem faz sabe, de fato,o que pode melhorar", concluiu Marília Melo.

Para a presidente do Sindsema, Regina Pimenta, o objetivo da reunião é dar atenção às demandas do servidor e ter um momento de reaproximação. “Esses encontros servem para unir a categoria, que é pequena em número, mas de enorme importância. É preciso união para estreitar a comunicação entre os servidores e o diálogo com os dirigentes. O Sindicato está trabalhando incansavelmente nas tratativas para conquistar os pleitos principais, como o plano de carreira, e esse processo é fundamental para o fortalecimento da nossa carreira”, reafirmou.

Aproximadamente 70 pessoas, entre servidores da Supram, da Unidade Regional de Gestão das Águas (Urga) e das unidades do Instituto Estadual de Florestas (IEF) participaram do encontro. Na oportunidade, os dirigentes responderam aos questionamentos e todas as demandas apresentadas serão compartilhadas com os setores responsáveis para os devidos encaminhamentos.

Para a analista ambiental da Supram Zona da Mata, Simone Rezende Antunes, a aproximação entre servidores, dirigentes e sindicato foi muito válida porque permitiu um diálogo aberto. “Foram pontuados muitos temas interessantes, como plano de carreira, reforma administrativa, além de esclarecimentos de diversos questionamentos dos servidores”, contou.

Segundo a gestora ambiental da Supram Zona da Mata, Camila Freitas Rossi, a reunião é uma oportunidade única para o servidor estar frente a frente com os dirigentes e falar das necessidades, demandas e impressões, inclusive para esclarecer as dúvidas.

Também participaram do encontro o diretor-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marcelo da Fonseca; o superintendente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (SGDP), Renato Alves Pereira (SGDP); o presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Renato Teixeira Brandão; o diretor de Unidades de Conservação do IEF, Breno Esteves Lasmar; e a secretária executiva da Semad, Valéria Rezende.

Wilma Gomes