Semad fortalece coleta seletiva no Norte de Minas e beneficia 200 mil habitantes da região

Foto: Ingrid Bao

ColetaSeletivaTaiobeiras1 Dentro

Cerca de 200 mil habitantes, do Norte de Minas Gerais, serão beneficiados com o fortalecimento da coletiva seletiva em 16 municípios da região. Nesta sexta-feira (28/4), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) entregou, em solenidade na cidade de Taiobeiras, equipamentos para o descarte correto de resíduos ao Consórcio Multifinalitário do Alto Rio Pardo (Comar). A entrega é referente ao edital lançado em 2021, no qual o Comar foi contemplado com repasse de cerca de R$ 1 milhão.

Foram entregues ao consórcio 16 prensas enfardadeiras, 16 balanças eletrônicas e 16 esteiras. Ao todo, o Estado repassou ao Comar R$ 867.897, 19, sendo a contrapartida do consórcio no valor de R$ 108.524,25. No edital, lançado em 2021 pela Semad, foram contemplados outros três consórcios para o fortalecimento da coleta. Juntos, eles representam 39 cidades, com uma população de 540 mil habitantes.

“Como fruto de muito esforço, o Comar ficou em primeiro lugar no edital lançado em 2021. O Governo de Minas está entregando esses equipamentos para fortalecer todo o elo da gestão de resíduos sólidos, sobretudo ao que se refere aos catadores de materiais recicláveis. Com esse fortalecimento esperamos que eles possam se organizar em associações e fazer jus ao Bolsa Reciclagem. Assim, essa entrega representa um ciclo da gestão de resíduos com o olhar social e ambiental”, disse a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, durante a solenidade em Taiobeiras.

Além dela, participaram do evento autoridades e moradores dos 16 municípios que compõem o consórcio. O presidente do Comar e prefeito de Berizal, João Carlos Lucas Lopes, enfatizou a importância do auxílio para a região e disse que o descarte correto dos resíduos traz ótimos resultados para o meio ambiente, a economia e a qualidade de vida de todos.

O subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, reforça que a preocupação em avançar nas ações de coleta seletiva em Minas atende o que preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos. “Minas tem avançado muito nessa temática e nosso objetivo é tornar o Estado referência na destinação adequada e também no saneamento básico”, diz.

Cidades

Os 16 municípios que fazem parte do Comar são: Águas Vermelhas, Berizal, Cachoeira do Pajeú, Curral de Dentro, Fruta de Leite, Indaiabira, Montezuma, Ninheira, Novoriozonte, Rio Pardo de Minas, Salinas, Santa Cruz de Salinas, Santo Antônio do Retiro, São João do Paraiso, Taiobeiras e Vargem Grande do Rio Pardo. Juntos eles possuem uma população estimada em 200 mil habitantes.

Edital

O Edital de Chamada Pública n° 004/2021, foi divulgado em setembro de 2021, com resultado em dezembro do mesmo ano. O foco do certame foi a seleção de projetos de implantação ou ampliação de coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos a serem executados por consórcios públicos intermunicipais em Minas. Foram disponibilizados R$ 3,2 milhões de reais para compra de equipamentos.

Luciane Evans