Com apoio da Semad, alunos do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis reúnem 70kg de ração para doação no Norte de Minas

Foto: Semad/Divulgação
campanha-manga-dentro

Estudantes do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Dona Mosa, localizada no município de Manga, Norte de Minas, arrecadaram, na última semana, cerca de 70Kg de ração para cães e gatos. A campanha de doação voluntária integra as ações do programa Jovens Mineiros Sustentáveis, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges) e Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Deari). O material arrecadado será doado à Ong “Anjos de Pata”, que atua com animais de rua na região.

De acordo com a engenheira ambiental da Prefeitura de Manga e gestora do programa Jovens Mineiros Sustentáveis no município, Aline Vieira, a campanha surgiu durante as aulas de Educação Humanitária ministradas nas escolas da rede pública municipal a partir do programa. “O módulo 2 trata sobre bem-estar animal e fauna doméstica. Então decidimos promover uma campanha capaz de unir aquilo que estava sendo discutido em sala com a realidade da nossa cidade, que conta com muitos animais abandonados”, explica.

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, comemora a iniciativa. “Ficamos felizes quando vemos nosso programa gerando resultados tão relevantes nos municípios. Arrecadar 70kg de ração em tão pouco tempo, demonstra a eficiência e o engajamento da população local na campanha desenvolvida pelos estudantes”.

O Programa Jovens Mineiros Sustentáveis desenvolve um conjunto de atividades de educação ambiental e humanitária em parceria com prefeituras mineiras. As ações são desenvolvidas com o apoio técnico e orientação da Semad, responsável pela elaboração do material didático utilizado junto aos alunos e capacitação dos educadores, disponibilizando gratuitamente curso de Educação Ambiental a Distância (EaD).

Além do módulo de Educação Humanitária para o Bem-Estar Animal, a iniciativa também leva a estudantes do ensino fundamental conteúdos nas temáticas de Consumo Consciente de Água e Energia, Cidadania e Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos.

Para o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco, a campanha promove a sustentabilidade e incentiva o trabalho realizado pelas associações de proteção animal do estado, além de promover a integração entre duas ações de responsabilidade da subsecretaria, educação ambiental e gestão da fauna doméstica. “Esta campanha representa o esforço de todos na parte da educação e na parte ambiental e temos percebido muita energia da sociedade e do poder público, que atuam de forma conjunta”, ressaltou.

Em 2023, 108 municípios foram selecionados para participar do Jovens Mineiros Sustentáveis. Neste ano, foram acrescentadas à grade curricular do programa conteúdos relacionados à Educação Patrimonial e Mudanças Climáticas. Os temas são abordados a partir de uma visão cidadã, aliando conceitos técnicos e humanistas com o perfil das microrregiões beneficiadas.

SOBRE O PROGRAMA

O Jovens Mineiros Sustentáveis foi lançado em março de 2022 e tem caráter contínuo. A cada ano é lançado um edital para congregar outros municípios e ampliar sua atuação no estado. Atualmente, mais de 6 mil alunos são beneficiados com as ações do programa, em 351 turmas, divididas em 207 escolas de 108 municípios mineiros.

Os municípios integrantes e a localização das escolas participantes do Programa estão disponíveis na Plataforma de Dados Especiais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema), que pode ser acessada clicando aqui.

Para mais informações, acesse a página oficial do programa disponível neste link:

Edwaldo Cabidelli