Município de Sarzedo lança programa de Coleta Seletiva, que terá prestação de serviço de catadores e ações de educação ambiental

Foto: Semad/Divulgação

coleta seletiva sarzeedo dentro

O Programa estimula a mobilização da população para a separação dos materiais recicláveis

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) participou, na última semana, do lançamento do Programa de Coleta Seletiva “Sarzedo Recicla Mais”. Desenvolvido pela prefeitura municipal de Sarzedo, com apoio da Diretoria de Resíduos Sólidos Urbanos e Drenagem de Águas Pluviais da Semad, o programa tem como objetivo promover o gerenciamento de resíduos sólidos com inclusão socioprodutiva e geração de trabalho aos catadores, como prestadores de serviços de coleta, transporte, triagem e destinação adequada de resíduos recicláveis e reaproveitáveis.

Segundo a coordenadora geral do Sarzedo Recicla Mais, a ecóloga e engenheira ambiental Elaine de Freitas Silva, a intenção é criar estratégias de Educação Ambiental e conscientização, objetivando separar os resíduos em secos (recicláveis) e úmidos (rejeitos). O município contratou a associação de catadores de Sarzedo como prestadores de serviços de coleta de porta a porta. “Por meio de diversas ações de educação ambiental planejadas, esperamos que a população seja instigada a realizar a separação dos recicláveis e aderir ao programa, que contribuirá, significativamente, para redução de resíduos em aterros e também levará mais dignidade aos catadores”, ressaltou.

BOLSA RECICLAGEM

No encontro também foi abordada a importância da aproximação do Governo de Minas com as associações de catadores de materiais recicláveis, de forma a promover o gerenciamento de resíduos sólidos com a inclusão socioprodutiva, capaz de gerar trabalho e renda, além de proteger o meio ambiente. A associação de catadores de materiais recicláveis de Sarzedo (Acamares) é cadastrada no programa Bolsa Reciclagem e foi beneficiada pelos quatro trimestres de 2022, recebendo um recurso de R$ 15.125,91.

O Programa Bolsa Reciclagem é um incentivo aos catadores e associações e visa também ampliar a política pública da reciclagem no Estado, além de fornecer melhores condições de trabalho e renda para os catadores associados. “A política objetiva minimizar o acúmulo do volume de rejeitos e a pressão sobre o meio ambiente, conforme diretrizes da Política Estadual de Resíduos Sólidos. Ao todo, o programa Bolsa Reciclagem conta com 163 associações e cooperativas cadastradas e já distribuiu R$16.872.964,74 a todas aquelas com prestação de contas aprovadas, beneficiando 2400 famílias. No último trimestre, foi celebrado o repasse de R$1.388.304,86 a 74 associações e cooperativas”, disse o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco.

Wilma Gomes