Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Semad oferece curso EaD de Educação ambiental

PDFImprimirE-mail

 

ImagemEAinterno

 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), por meio da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges) e da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Deari), inicia nesta segunda-feira (17/4) as inscrições para o curso de Educação a Distância (EaD) “Educação Ambiental: Princípios, Conceitos e Metodologias”. A atividade é realizada na plataforma Trilhas do Saber.

 

O curso tem a finalidade de disponibilizar e compartilhar informações sobre questões fundamentais de educação ambiental, conceitos e definições, base legal e fatos históricos relevantes. Também aborda os fundamentos e princípios discutidos e adotados atualmente, bem como as metodologias no processo de educar ambientalmente e os desafios ocasionados pela pandemia da COVID-19 e outros eventos críticos pelos quais o mundo vem passando.

 

O material oferecido demonstra alguns exemplos de projetos e atividades voltadas para a educação formal e informal e visa orientar os indivíduos quanto às relações com o ambiente e o contexto social em que vivem e mostrar como se desenvolve a Educação Ambiental dentro do contexto da Gestão do Meio Ambiente.

 

“O curso pretende sensibilizar os participantes para mudanças com relação ao meio ambiente, consigo mesmo, com demais seres humanos e demais elementos da natureza, em prol do exercício de uma educação voltada para a sustentabilidade”, observa o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco. Outro aspecto é desenvolver práticas sociais ambientalmente adequadas que contribuam na formação de indivíduos capazes de exercer a cidadania de forma consciente e responsável.

 

O público alvo do curso são professores de diferentes conteúdos e pessoas ligadas à temática ambiental (analistas, gestores públicos, dirigentes de ONGs, estudantes de nível médio e superior). O curso possui carga horária de 40 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas, clicando aqui. O período de inscrições vai até 30 de abril e o curso será realizado entre os dias 4 de maio e 30 de junho de 2023.

Chancela

 

O curso tem aprovação da Secretaria de Estado de Educação (SEE), com chancela da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores. Numa escala de 0 a 10, o curso foi avaliado pelo público que já curso nos últimos 3 anos com a nota 9. Entre 2019 e 2022 foram oferecidas 6 turmas com a participação de 12.761 pessoas.

 

“Nessa formação, a Semad leva de forma clara, didática e abrangente, a diversos públicos, os princípios, conceitos e metodologias, da educação ambiental, contribuindo para o trabalho de cada ator conforme suas funções no meio em que atua”, explica a diretora de Educação Ambiental e Relações Institucionais, Ana Cristina da Silveira.

 

Esse programa integra um total de cinco cursos, cujo objetivo é alinhar princípios da educação ambiental, além de informar e capacitar a sociedade como um todo para as questões ambientais, utilizando as modernas tecnologias, de forma a atingir o maior número possível de pessoas. O uso da tecnologia, aliada ao conhecimento, busca a informação e a sensibilização para prevenção, a minimização e a busca de solução para problemas locais, partindo do local onde se vive para um pensamento global para todo o Estado de Minas e para o planeta.

 

Para mais informações sobre as ações de Educação Ambiental desenvolvidas pela Semad, clique aqui.

Emerson Gomes
Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900