Campo Belo recebe recursos para aquisição de equipamentos para coleta seletiva

Divulgação Sisema
campobelointerna

O município de Campo Belo foi um dos vencedores do Edital de Chamada Pública da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), recebendo o repasse de R$222.155,21 (duzentos e vinte e dois mil, cento e cinquenta e cinco reais e vinte e um centavos). Com o recurso, serão adquiridas duas esteiras, uma prensa, uma balança e uma paleteira. Os equipamentos serão usados para melhorar a coleta seletiva na cidade, incrementando a produtividade e a condição de trabalho no galpão de triagem de material reciclável.

O edital 002/2022 selecionou projetos de implantação ou ampliação de coleta seletiva de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) a serem executados por municípios e por consórcios públicos intermunicipais de Minas Gerais, preferencialmente com a inclusão de associações ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis. O resultado foi publicado em 10/06/2022, classificando os municípios de Campo Belo, Oliveira e Itanhandu; e os Consórcios Públicos Intermunicipais Multissetorial do Vale do Piranga (CIMVALPI); de Gestão e Desenvolvimento Ambiental Sustentável das Vertentes (CIGEDAS); e de Saneamento Básico (CONSANE).

Os municípios e consórcios classificados já receberam R$ 4.270.853,58 em recursos financeiros para aquisição de equipamentos de coleta seletiva. Um total de 260 equipamentos serão adquiridos, dentre eles, 5 caminhões gaiola; 16 prensas; 14 balanças; 10 esteiras; 6 empilhadeiras; 7 transpaletes; 7 fragmentadoras de papel; 4 seladoras; 9 termômetros; 6 trituradores de garrafas PET; 12 carrinhos de mão para fardos; 7 elevadores de fardos; 3 trituradores de orgânicos; 1 paleteira; 1 picador de madeira; 60 bombonas; 40 big bags; 10 porta big bags e 42 containers/lixeiras.

“Os equipamentos a serem adquiridos serão importantes para o fortalecimento das ações de coleta seletiva nas regiões contempladas”, observa o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco.

A secretária Municipal de Meio Ambiente de Campo Belo, Maria Paula de Arruda Campos, lembrou que o município foi contemplado em 1° lugar dentre os concorrentes. O Edital de Chamada Pública nº002/2022 da Semad, visou a seleção de projetos para implantação ou ampliação de coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos. “O fomento à coleta seletiva é fundamental para que se cumpram as determinações da Política Nacional de Resíduos Sólidos, possibilitando o retorno dos materiais recicláveis ao ciclo produtivo”, destacou. “O maquinário será de extrema importância para a evolução da implantação da coleta seletiva na cidade, o que mostra que Campo Belo está comprometido com o desenvolvimento sustentável”, completou.

Campo Belo também integra o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Sul de Minas (Cisab Sul), sendo um dos 21 municípios beneficiados pelo investimento de R$ 4,2 milhões de reais da Semad, por meio da subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges), que objetiva a estruturação do projeto de Viabilidade Técnica e Financeira para a prestação regionalizada do manejo dos serviços públicos de Resíduos Sólidos Urbanos.

“O objetivo é ter um ganho de escala e cumprimento de todas as metas da agenda ambiental estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento (Lei 14.026/2020), abrangendo uma população de 400 mil mineiros”, completa o subsecretário.

Para mais informações , clique aqui.

Emerson Gomes

Ascom Sisema