Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Programa Passarela Liberdade vai fomentar a moda mineira com foco na economia criativa, sustentabilidade e inclusão social

PDFImprimirE-mail

 Crédito: Léo Bicalho

PasssareladaLiberdade2 Dentro

A secretária Marilia Melo participou do lançamento do programa na última segunda-feira (10/4) na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte

 

O Governo de Minas Gerais, por meio das secretarias de Estado de Cultura e Turismo, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, anunciou o Passarela Liberdade, programa executivo para fortalecimento da moda mineira. Com foco na mineiridade, na economia da criatividade e no desenvolvimento sustentável, econômico e social, o trabalho conjunto entre as pastas garante a transversalidade entre moda, cultura, turismo e desenvolvimento socioeconômico.

 

Lançado durante o 29º salão de negócios do Minas Trend, na última terça-feira (11/4), o programa tem como eixos norteadores a visibilidade; o protagonismo e promoção; a preservação do patrimônio e memória; o desenvolvimento das cadeias criativas da moda; a inclusão; a sustentabilidade; a inovação; formação e capacitação. Estruturado em frentes amplas, ele foi pensado para englobar todas as áreas da cadeia produtiva da moda mineira.

 

“O Passarela Liberdade tem muito desse contexto coletivo. Tem contribuição da Secult, da Sedese, da Sede, da Semad, da Fiemg, do Sebrae, da CDL. É um programa vivo, ele está só iniciando. Hoje a gente vai apresentar a estrutura macro, mas depois o programa vai ser detalhado junto com os parceiros em um plano de ação efetivo, para a gente consiga, em quatro anos, implementar um programa executivo de política pública da moda”, definiu Milena Pedrosa, secretária de Estado adjunta de Cultura e Turismo de Minas.

 

“Precisamos destacar a importância da moda na economia da criatividade. É a importância do artesão, da costureira, do designer, do estilista, de todas as pessoas nesse processo”, acrescentou Milena Pedrosa.

 

Sustentabilidade e desenvolvimento econômico e social

 

Com o Projeto Retalho Sustentável, iniciativa da Semad, a pasta ambiental propõe a realização de oficinas de capacitação de corte e costura para a criação de novas peças a partir de sobras de tecidos da indústria têxtil. A ação tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento de produtos com valor artístico, cultural e econômico, alinhados com práticas sustentáveis que promovem impacto positivo para toda a sociedade, com geração de renda e redução dos resíduos que são destinados aos aterros. As oficinas, voltadas para catadores e comunidade em geral, serão realizadas no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), que já recebeu 13 novas máquinas de costura.  

 

Um dos pilares do eixo da inclusão é a implementação do Trajeto Moda, programa liderado pela Secretaria de Desenvolvimento Social que prevê ações para mulheres em diversas situações de vulnerabilidade social.

 

Uma das ações estratégicas para fortalecer e expandir o setor é aumentar a visibilidade da moda mineira, com a criação de selos de origem, ‘Feito em Minas’, ‘Feito por Minas’, ‘Feito de Minas’. Outro eixo de ação capitaneado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico é o da inovação. A pasta vai ajudar no desenvolvimento de plataformas e soluções digitais para o segmento da moda, incentivar startups a promoverem e ampliarem os sistemas já criados e promover a expansão do segmento na plataforma Minas Business Connection, vitrine mineira B2B para a promoção e prospecção de negócios de Minas para todo o mundo.

 

Além disso, a secretaria visa impulsionar a economia da criatividade por meio do fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs). Atualmente, Minas Gerais tem 18 arranjos produtivos reconhecidos no setor de moda, distribuídos pelos segmentos de vestuário, calçados, gemas e joias. Juntos, eles são responsáveis pela geração de 88 mil empregos, em mais de 40 mil empresas mineiras.

 

Ações em todos os eixos

 

Outras ações do eixo promocional envolvem incluir o turismo de negócios na divulgação de feiras e eventos em BH e em outros polos de moda; disseminar grupos para visitas guiadas às cidades referências da moda em Minas; incentivar o desenvolvimento de lojas e espaços focados em produtos da moda e design mineiros, especialmente os conectados aos equipamentos culturais, hotéis e aeroportos.

 

Na conservação da memória e patrimônio, um dos projetos é o de resgatar a documentação histórica referente à moda mineira. “A Secult tem o Iepha, o Arquivo Público Mineiro, a Biblioteca Pública Estadual. Nossa ideia é fazer um levantamento de documentos de memória da moda e circular com uma exposição nesse tema. Também queremos salvaguardar alguns modos de fazer da moda e trabalharmos nesse viés do patrimônio cultural imaterial”, declarou Milena Pedrosa.

 

O Governo também vai elaborar, junto à Secretaria de Estado de Fazenda, estudos para análise de tratamento tributário especial do setor da moda. O artifício pretende incentivar o segmento, propiciando a geração de clusters industriais no Estado. Outras medidas incluem ainda a retomada do projeto de implantação da região manufatureira nos Vales e a promoção à exportação de produtos e marcas mineiras criativas.

Formação e capacitação

 

A qualificação profissional não ficou de fora do programa. Há uma série de ações previstas já neste primeiro momento do Passarela Liberdade, como a parceria com instituições formadoras – compreendidas por Sebrae, Fiemg, Senai, Senar, Uemg e UNA – e criação de programas de estágio para estudantes do setor.


A Secretaria de Estado de Educação, o Sebrae, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) e a Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) também vão ajudar na criação de cursos com foco na transmissão dos saberes e fazeres tradicionais de Minas Gerais, criando elos entre o passado e o contemporâneo, como aulas de artesanato para aproveitamento de retalhos.

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900