Ações do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis levam educação ambiental para escolas de Congonhas e Entre Rios de Minas

Foto: Divulgação/Semad

JovensMineiros2 Dentro

O Programa JMS reúne um conjunto de atividades de educação ambiental além de fornecer, aos alunos, atividades práticas de educação ambiental

Escolas dos municípios de Congonhas e Entre Rios de Minas receberam, na última semana, apoio técnico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) para o desenvolvimento das ações do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis. Quatro escolas municipais foram visitadas e receberam orientação para as ações de educação ambiental nas salas de aula. Este é o primeiro ano que as duas cidades participam do programa.

Cerca de 140 alunos, das escolas municipais Judith Augusta Ferreira e Rosália Andrade da Glória, de Congonhas; e das escolas Dr. José Gonçalves da Cunha e Dom Oscar de Oliveira, de Entre Rios de Minas, receberam a visita do analista ambiental da Semad e um dos gestores do programa, André Ruas. Esse acompanhamento é feito por técnicos da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges) e prevê orientações para gestores, diretores escolares e professores, além de reuniões institucionais com prefeitos e secretários municipais.

Na segunda-feira (3), o gestor esteve em Congonhas e, além das quatro turmas visitadas, com cerca de 80 alunos, participou de reuniões com representantes e gestores locais. “Nossos professores e estudantes estão gostando muito do material dos Jovens Mineiros Sustentáveis. Já realizaram as atividades obrigatórias e também as facultativas. Estamos muito satisfeitos com o envolvimento de todos”, comenta a agente administrativa da diretoria de ensino médio, superior e profissionalizante da prefeitura de Congonhas e também gestora municipal do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, Andréa Cristina Sousa e Silva.

Em Entre Rios de Minas, na terça-feira (4), foram visitadas as escolas Dr. José Gonçalves da Cunha e Dom Oscar de Oliveira, em um total de 57 estudantes. O prefeito de Entre Rios de Minas, José Walter Resende Aguiar, comentou que o programa é muito importante para a cidade porque permite aos jovens aprenderem sobre ações ambientais de forma ampla. “Precisamos desse intercâmbio com o Estado para podermos evoluir nessas questões ambientais”, afirmou.

Além das duas cidades, André Ruas se reuniu com gestores do programa do município de Lagoa Dourada, que participa pela segunda vez do Jovens Mineiros Sustentáveis. “É uma troca fundamental para a implementação do programa. Por meio da nossa visita, é possível verificar o andamento das ações e apoiar os gestores em aprimoramentos”, afirma Ruas.

PROGRAMA

O Programa Jovens Mineiros Sustentáveis reúne um conjunto de atividades de educação ambiental e humanitária desenvolvido pela Semad, por meio da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Deari). As ações visam capacitar educadores, disponibilizando cursos EaD gratuitos de educação ambiental, além de fornecer, aos alunos, atividades práticas de educação ambiental.

Em 2023, o Jovens Mineiros Sustentáveis registrou um aumento de 92% no número de municípios inscritos, se comparado ao quantitativo registrado em 2022. O programa mantém caráter contínuo e, a cada ano, é lançado novo edital para agregar novos municípios e ampliar o raio de atuação no estado.

“Os municípios são a peça-chave para levar resultados à população, e as ações do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis contribuem para a formação cidadã e integral em meio ambiente de crianças e adolescentes, que se preparam para uma cidadania pautada na sustentabilidade”, destaca o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco.

Entre as ações práticas promovidas está o acompanhamento do consumo de água e de energia das residências dos alunos. Nessa atividade, o professor faz o acompanhamento mensal das contas de água e de energia da residência dos alunos, incentivando a redução do consumo por meio da adoção de práticas conscientes.

Os temas são abordados pelos professores nas aulas e nas atividades semanais, de forma transversal, estimulando também o engajamento das famílias. O consumo de água e energia das escolas inscritas também é acompanhando e usado como referência nas aulas práticas.

MATERIAL

O material didático do programa é composto por Cadernos de Atividades do Professor, divididos em cinco módulos: Cidadania, Educação Humanitária, Consumo Consciente de Água, Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos e Consumo Consciente de Energia. Também é disponibilizado o Caderno de Apresentação, no qual constam as principais informações sobre o projeto. Em 2023, foram incluídas atividades relacionadas à educação patrimonial e mudanças climáticas.

Os municípios integrantes e a localização das escolas participantes do programa estão disponíveis na Plataforma de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema). Para saber mais, clique aqui e acesse a página oficial do programa.

Luciane Evans