Com participação da Semad, Operação Mar de Minas II apreende mais de R$ 2 mi em produtos irregulares no Lago de Furnas

Foto: Tuago Ciccarini
Mar de Minas dentro
Durante dois meses, nove instituições integraram a operação de combate à criminalidade na região do Lago de Furnas

Agentes de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) concluíram, no último domingo (9/4), a participação da pasta na Operação Mar de Minas II. Durante a ação, que contou com 395 agentes públicos de nove instituições do Estado, foram apreendidos cerca de R$ 2 mi em produtos irregulares ou ilegais, em 153 municípios da região do Lago de Furnas.

Coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a Operação Mar de Minas II contou com a participação das polícias Militar, Civil e Penal de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros Militar, Marinha do Brasil, Agência Nacional de Aviação Civil, Polícia Federal e Receita Federal, além da Semad.

MEIO AMBIENTE

A operação registrou 1.220 fiscalizações ambientais, com 163 apreensões e 371 autos de infração lavrados. No total, 183 atividades ambientalmente irregulares foram suspensas ou embargadas pelos fiscais da Semad.

"Essa união de esforços foi essencial para o sucesso da Operação Mar de Minas II, que atuou de forma assertiva para coibir a pesca ilegal em um período marcado pelo aumento das infrações ambientais nos rios do estado, devido à quaresma", avalia o subsecretário de Fiscalização Ambiental da Semad, Alexandre Leal.

Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, a integração das forças de segurança de Minas é um exemplo nacional. “Os alcances das operações integradas no estado mostram a importância dessa união de esforços, que tem conquistado outros parceiros nas demais esferas de governo”, destacou.

Além das irregularidades ambientais identificadas, os agentes de segurança registraram a prisão de 745 pessoas. Para os deslocamentos, foram empenhadas 105 viaturas e 10 embarcações. As instituições apreenderam 121 armas de fogo, 33 armas brancas e 17 simulacros.

Nas frentes preventivas e repressivas, 862 pessoas foram abordadas, 72 autuadas por dirigirem embriagadas, 47 por recusarem o teste do etilômetro e 651 autos de infração aplicados. Foram 757 veículos fiscalizados; 630 foram apreendidos e 47 veículos foram recuperados.

Confira o balanço final da operação:
Mar de Minas 2 INFOGRAFICO
Fonte: Sejusp

MAR DE MINAS

A primeira Operação Mar de Minas ocorreu em setembro de 2022. Devido ao sucesso da iniciativa, este ano foi lançada a segunda edição, com a ampliação do período de ação, do número de instituições integrantes e das áreas de abrangência. A segunda etapa, finalizada no último domingo (9/4), contemplou as Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) 6, 7 e 18.