Secretaria de Meio Ambiente de Minas celebra o repasse de R$ 600 mil para fortalecimento da coleta seletiva no município de Oliveira

Divulgação Sisema
coletaseletiva02intern
Município de Oliveiira recebeu recursos de R600 mil para coleta seletiva

O município de Oliveira, região Centro-Oeste de Minas, vai ganhar um importante reforço no desenvolvimento das ações de coletiva seletiva na cidade. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento, realizou o repasse de R$ 600 mil para a prefeitura de Oliveira, para a compra de dois caminhões destinados exclusivamente à coleta seletiva de materiais recicláveis. O investimento faz parte do Edital de Chamada Pública nº 002/2022 da Semad, que contemplou três municípios e três consórcios intermunicipais. No total, serão beneficiados 23 municípios e 580 mil habitantes com o investimento de R$ 4,2 milhões.

O edital selecionou projetos de implantação ou ampliação de coleta seletiva de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) a serem executados por municípios e por consórcios públicos intermunicipais de Minas Gerais, preferencialmente com a inclusão de associações ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis. O resultado foi publicado em 10/06/2022, classificando os municípios de Campo Belo, Oliveira e Itanhandu; e os Consórcios Públicos Intermunicipais Multissetorial do Vale do Piranga (CIMVALPI); de Gestão e Desenvolvimento Ambiental Sustentável das Vertentes (CIGEDAS); e de Saneamento Básico (CONSANE).

Os municípios e consórcios classificados já começaram a receber os recursos financeiros para aquisição de equipamentos para coleta seletiva. Um total de 260 equipamentos serão adquiridos, dentre eles 5 caminhões gaiola; 16 prensas; 14 balanças; 10 esteiras; 6 empilhadeiras; 7 transpaletes; 7 fragmentadoras de papel; 04 seladoras; 9 termômetros; 6 trituradores de garrafas PET; 12 carrinhos de mão para fardos; 7 elevadores de fardos; 3 trituradores de orgânicos; 1 paleteira; 1 picador de madeira; 60 bombonas; 40 big bags; 10 porta big bags e 42 containers/lixeiras.

“Os equipamentos a serem adquiridos serão importantes para o fortalecimento das ações de coleta seletiva nas regiões contempladas, em atendimento ao que preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, afirma o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco.

A prefeita de Oliveira, Cristine Lasmar de Moura Resende, comemorou o repasse do recurso e lembrou que o material impulsionará o desenvolvimento sustentável no município. Cada uma das duas associações de reciclagem do município receberão um caminhão, contribuindo para a produtividade e eficiência nas ações. “Associações de catadores do município também já receberam R$ 90 mil pelo Programa Bolsa Reciclagem, do Governo de Minas”, completou.

Emerson Gomes