Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Educação Ambiental: Programa Jovens Mineiros Sustentáveis inicia alinhamento das ações para 2023 com os 108 municípios participantes

PDFImprimirE-mail

Foto: Reprodução
reuniao 600
Durante o encontro, foram apresentadas as principais informações sobre o Programa e as mudanças em relação à edição do ano passado

Gestores municipais e diretores escolares participaram, nessa quinta-feira (2/2), da primeira reunião de alinhamento das ações para de 2023 do Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS), programa de educação ambiental promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). A atividade, que foi realizada de forma online, reuniu cerca de 170 pessoas que conheceram os detalhes e as regras do programa. Eles representam 108 municípios selecionados para participar da iniciativa em 2023, considerando os novos municípios e aqueles que renovaram a participação. O início das atividades do Programa neste ano está previsto para 1º de março.

Durante o encontro, foram apresentadas as principais informações sobre o Programa e as mudanças em relação à edição do ano passado. Dentre os assuntos abordados, o papel dos gestores, diretores escolares e professores; orientações para a escolha e cadastro dos professores e turmas participantes. Também foram apresentados os prazos e meios de comprovação das atividades realizadas. No próximo dia 15, está prevista uma nova reunião similar com os professores.

Para o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, os municípios são peça-chave para levar resultados à população. “As ações do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis contribuem para a formação cidadã e integral em meio ambiente de crianças e adolescentes, que se preparam para uma cidadania pautada na sustentabilidade”, frisou.

O Jovens Mineiros Sustentáveis é um conjunto de atividades de educação ambiental e humanitária desenvolvido pela Semad, por meio da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais, que capacita educadores nesta temática, por meio da disponibilização de curso de Educação Ambiental a Distância (EaD). A iniciativa também leva a estudantes do ensino fundamental conteúdos nas temáticas de consumo consciente de água e energia, cidadania, gestão sustentável de resíduos sólidos e educação humanitária para o bem-estar animal, por meio da prestação de apoio técnico.

 

Com a inovação do Programa neste ano, serão desenvolvidos conteúdos relacionados à Educação Patrimonial e Mudanças Climáticas. O Programa se alinha com as políticas públicas de Minas Gerais, numa visão cidadã, com conceitos técnicos e humanistas aliados ao perfil das microrregiões. Também prepara jovens cidadãos para se tornarem adultos mais conscientes e capazes de agirem de forma ambientalmente sustentável.

O superintendente de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Melo Franco, destacou o empenho dos municípios em participar do programa. “Representa o esforço de todos na parte da educação e na parte ambiental e temos percebido muita energia da sociedade e do poder público, que atuam de forma conjunta”, afirmou. Ele também explicou que o programa tem metodologia de acompanhamento e a intenção é que ele alcance cada vez mais pessoas.

O PROGRAMA

O Jovens Mineiros Sustentáveis foi lançado em março de 2022 e tem caráter contínuo. A cada ano é lançado um edital para congregar outros municípios e ampliar sua atuação no território mineiro. Ao todo, mais de quatro mil alunos já foram atendidos com as ações do programa desde sua implantação.

Os municípios integrantes e a localização das escolas participantes do Programa estão disponíveis na Plataforma de Dados Especiais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema). Em breve, após a indicação das escolas participantes pelos municípios selecionados, a camada referente ao Programa Jovens Mineiros Sustentáveis ano-base 2023 também estará disponível na plataforma.

A lista com os nomes dos municípios selecionados para 2023, bem como, mais informações sobre o Programa Jovens Mineiros Sustentáveis estão disponíveis na página da Semad na internet, clicando aqui: http://www.meioambiente.mg.gov.br/jovensmineiros

Emerson Gomes

Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900