Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Programa Jovens Mineiros Sustentáveis divulga resultado de Edital e alcança 12,66% dos municípios mineiros

PDFImprimirE-mail

 

Divulgação Sisema

JMS07interna

Ao todo, mais de 4 mil alunos já foram atendidos com as ações do programa desde sua implantação

 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) divulgou, nesta terça-feira (17/01), o resultado do Processo Seletivo do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS) 2023.Foram selecionados 60 novos municípios para ingressar no programa. A lista com os nomes dos municípios selecionados pode ser acessada clicando aqui.

 

O número de municípios inscritos para participar do Programa em 2023 teve um aumento de 92%, se comparado com o ano anterior. Em 2023, o Programa Jovens Mineiros Sustentáveis irá atender a 108 municípios, o que corresponde a 12,66% dos 853 municípios do Estado de Minas Gerais. O programa tem caráter contínuo e, a cada ano, será lançado novo edital para agregar outros municípios e ampliar a atuação no território mineiro.

 

Para a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marilia Melo, os números atingidos pelo Programa são muito significativos, mas, mais relevante ainda que os números, são os resultados alcançados. “É um incentivo e um auxílio aos municípios para uma conscientização ambiental entre jovens e educadores. São públicos estratégicos para a propagação das ações e ideias de sustentabilidade que buscamos disseminar em Minas Gerais”, comentou.

 

O Programa

 

O Programa de educação ambiental é desenvolvido pela Semad, por meio da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges) e da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Deari), em parceria com secretarias municipais de educação e de meio ambiente.

 

O público-alvo são professores e alunos do ensino fundamental da rede municipal. Além de ofertar treinamento para professores, por meio de Curso EAD, o Programa proporciona atividades práticas de educação ambiental, com ênfase ao estímulo da redução do consumo de água e energia na residência dos alunos e nas escolas.

 

São abordados com os alunos cinco temas principais: Consumo Consciente de Água; Consumo Consciente de Energia; Cidadania; Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos, e Educação Humanitária para o bem-estar animal.

 

Como inovação do Programa neste ano, serão desenvolvidos, além dos temas já citados, conteúdos relacionados à Educação Patrimonial, Educação Ambiental e Mudanças Climáticas.

 

O Programa se alinha com as políticas públicas de Minas Gerais, numa visão cidadã, com conceitos técnicos e humanistas aliados ao perfil das microrregiões, e visa preparar jovens cidadãos para se tornarem adultos mais conscientes e capazes de agirem de forma ambientalmente sustentável, bem como interagindo com as diversas áreas do conhecimento.

 

Ao todo, mais de 4 mil alunos já foram atendidos com as ações do programa desde sua implantação, em 223 turmas, divididas em 115 escolas de 65 municípios mineiros.

 

Para o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, os municípios são a peça-chave para levar resultados à população, capacitar para ações atuais e futuras” Ensinar por meio de práticas pedagógicas formais é essencial para criar novas mentalidade nessa geração infanto-juvenil”, afirma.

 

Os municípios integrantes e a localização das escolas participantes do Programa estão disponíveis na Plataforma de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídriccs (IDE-Sisema). Em breve, após a indicação das escolas participantes pelos municípios selecionados, a camada referente ao Programa Jovens Mineiros Sustentáveis ano-base 2023 também estará disponível na plataforma.

 

Clique aqui para acessar as camadas “Educação Ambiental” e a sub-camada “Jovens Mineiros Sustentáveis”.

 

Para mais informações sobre o Programa JMS acesse: http://www.meioambiente.mg.gov.br/jovensmineiros 

 

Wilma Gomes
Ascom/Sisema

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades