Semad divulga resultado do 2º edital do Programa Conheça seu Amigo

Divulgação Sisema

Cães20interno

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), publicou, no dia 13 de janeiro de 2023, o resultado final do Edital Semad nº 04/2022 do Programa Conheça seu Amigo. O trabalho, coordenado pela Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento, visa a entrega, pelo Estado, de microchips de identificação animal em número de 10% da população de cães e gatos dos municípios de Minas Gerais, credenciados por meio do Edital de seleção.

Os microchips são acompanhados de leitor, para serem utilizados em animais de rua e da população de baixa renda, bem como nos animais sob a tutela de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e lares temporários. Acesse aqui o resultado final.

Como contrapartida da doação, o município selecionado deverá realizar a Castração dos animais e o preenchimento das informações dos animais no Sistema de Identificação de Animais Domésticos.

A atuação da Semad se baseia em ações de manejo ético populacional de cães e gatos, acompanhadas de campanhas de educação ambiental e humanitária, com foco na promoção da saúde e do bem-estar animal e também na prevenção e combate aos maus-tratos.

“É fundamental discutir as políticas públicas relacionadas à fauna doméstica com todos os atores envolvidos, além do Poder Público, e também com a sociedade civil organizada, escolas e universidades, gestores municipais e população em geral, de forma que as ações tenham efetividade na proteção e bem-estar dos animais”, afirma o superintendente de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Soares Franco.

Para o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco, o Programa Estadual de Microchipagem desestimula o abandono de animais e auxilia na criação de outras políticas públicas, como, por exemplo, o aperfeiçoamento das campanhas de vacinação, dimensionamento da população de animais de rua e combate aos maus-tratos e abandono.

Para as situações em que a população se depare com crimes de maus-tratos, a denúncia pode ser feita pelos canais: Disque Denúncia 181 e Portal Ligminas 155.