Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Programa AmbientAÇÃO expande suas ações junto aos parceiros

PDFImprimirE-mail

Foto: Semad/Divulgação 

AMBIENTAÇÃO DENTRO

Ações do Programa AmbientAÇÃO da Semad são implementadas em instituições parceiras

 

Como forma de sensibilizar os servidores para a economia de energia local, a Comissão Setorial da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig), sob orientação da Comissão Gestora do Programa AmbientAÇÃO promoveram, durante o mês de dezembro, nas dependências da instituição, uma blitz educacional. Foi um alerta sobre o desperdício de energia que ocorre quando os monitores dos computadores são esquecidos ligados durante a ausência da estação de trabalho.

 

A blitz

 

A Comissão Setorial da Utramig ainda inovou ao criar uma proposta mais lúdica de blitz, trazendo o mascote Bileco para tornar a intervenção mais descontraída. Nessa primeira ação, foram averiguados um total de 113 monitores e, desses, 15 foram encontrados ligados. Esses números servirão como indicadores para avaliar a ocorrência de mudança no comportamento dos colaboradores, em futuras blitz.

 

Além disso, como forma de estimular e chamar a atenção para esse indicador, os servidores que desligaram os monitores ao se ausentarem da estação de trabalho, ganharam um cartão verde de congratulação. Já os que esqueceram os monitores ligados, receberam um cartão amarelo como forma de alerta para não reincidirem na prática.

 

Para a secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, o programa AmbientAÇÃO tem importância educativa na geração de mudanças positivas de comportamento, além de possuir o diferencial de propor indicadores para mensurar os resultados alcançados.

 

Outros projetos

 

A Comissão Setorial da Utramig segue realizando outras ações que somarão pontos ao seu selo certificação, como a coleta de recicláveis, de pilhas e baterias, de lacres de alumínio para a Campanha Lacre do Bem e de tampinhas plásticas que serão revertidas em castração de animais carentes.

 

De acordo com o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco, a Semad, por meio da comissão gestora do Programa AmbientAÇÃO, tem desempenhado papel importante na proposição de ações e no apoio para difusão de práticas sustentáveis nas organizações parceiras.

 

Diretrizes

 

O AmbientAÇÃO tem como principal objetivo formar uma cultura organizacional que incentive o questionamento crítico e emancipador dos servidores públicos de Minas Gerais quanto à dimensão ambiental de seus impactos no mundo, bem como seu potencial de reduzi-los, por meio da apropriação dos conceitos das linhas de ação “consumo consciente” e “gestão de resíduos”.

 

O AmbientAÇÃO incentiva a apropriação dos conceitos dos 8 R’s: Repensar, Reduzir, Reutilizar, Recusar, Respeitar, Responsabilizar-se, Repassar e Reciclar – por meio das linhas de ação “Consumo
Consciente” e “Gestão de Resíduos”.

 

O objetivo da linha Consumo Consciente é sensibilizar os servidores para a responsabilidade quanto ao uso adequado dos bens e serviços da Administração Pública, e gerar a economia de recursos naturais, a redução de desperdícios e o reaproveitamento de materiais. Também incentiva a preferência, no momento das compras, de produtos diferenciados na sua constituição (com materiais recicláveis) ou em seu processo produtivo (menor consumo de energia, quantidade de matéria-prima e geração de resíduos e justiça social).

 

A linha Gestão de Resíduos possibilita destinar adequadamente os resíduos das organizações, retornando materiais para a cadeia produtiva, por meio da reciclagem, aumentando a vida útil dos aterros sanitários e contribuindo para a geração de trabalho e renda das associações de catadores de materiais recicláveis, que recebem os materiais das organizações por meio de doações para as associações e cooperativas de catadores, contribuindo para o aumento de renda desses importantes agentes ambientais, ainda em grande vulnerabilidade social.

 

Wilma Gomes
Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900