Programa Jovens Mineiros Sustentáveis abre inscrições para municípios mineiros

Divulgação Sisema

editalJMSinterna2

Municípios podem se inscrever o dia 30 de dezembro

O Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), recebe, até o dia de 30/12, inscrições para parcerias com prefeituras municipais. O público-alvo são professores e alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino que terão acesso a atividades práticas de educação ambiental. As orientações estão no Edital Semad nº 05/2022, publicado no dia 7 de dezembro.

O programa consiste em um conjunto de atividades de educação ambiental e humanitária desenvolvidas pela Semad, por meio da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Deari), que visa capacitar educadores, por meio da disponibilização de curso de Educação à Distância (EaD) de educação ambiental. O programa também busca levar a alunos do ensino fundamental conteúdos nas temáticas de consumo consciente de água e energia, cidadania, gestão sustentável de resíduos sólidos e educação humanitária para o bem-estar animal, por meio da prestação de apoio técnico.

Ao todo, mais de 4 mil alunos já foram atendidos com as ações do programa desde sua implantação, em 223 turmas, divididas em 115 escolas de 65 municípios mineiros.

Para a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marilia Melo, “mais relevante ainda que os números é o resultado alcançado. Prefeitos nos contam as mudanças que isso tem provocado nas crianças, nos professores e nas cidades. A educação ambiental propicia essa nova realidade de comportamento em várias esferas”, comentou a secretária.

O programa, lançado em março de 2022, tem caráter contínuo, e a cada ano será lançado um edital para congregar outros municípios e ampliar sua atuação no território mineiro. As inscrições para 2023 vão até o dia 30 de dezembro de 2022. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 17 de janeiro de 2023.

“Na nossa experiência, os municípios são a peça-chave para levar resultados à população, e as ações do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis contribuem para a formação cidadã e integral em meio ambiente de crianças e adolescentes, que se preparam para uma cidadania pautada na sustentabilidade” ressalta o Subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco.

O Edital Semad nº 05/2022 e todas as informações sobre como os municípios podem se habilitar para o programa podem ser obtidas clicando aqui

Emerson Gomes