Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Acordo entre Semad e Ibama amplia ações de inteligência na fiscalização ambiental em MG

PDFImprimirE-mail

 Crédito: Semad/Divulgação

ACT-SEMAD-IBAMA-dento-2

A parceria será a primeira firmada entre o órgão federal e um estadual para promoção de ações conjuntas de inteligência na fiscalização ambiental

 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) assinou, na última semana, Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) para intercâmbio de informações voltadas à prevenção e repressão de crimes ambientais. A parceria, primeira firmada entre o órgão federal e um órgão ambiental estadual voltada ao desenvolvimento de ações conjuntas de inteligência na fiscalização ambiental, prevê ainda a capacitação técnica de servidores das duas entidades.

 

De acordo com o documento assinado, as informações geradas pelos setores de inteligência dos dois órgãos serão compartilhadas com o objetivo de auxiliar na elaboração de ações estratégicas para prevenção e combate aos ilícitos ambientais. Os dados serão utilizados também no planejamento das ações de fiscalização e identificação dos crimes, bem como na ampliação de elementos probatórios para responsabilização administrativa dos criminosos.

 

“Desta forma, a obtenção de dados e sua análise conjunta irá permitir ao órgão de fiscalização ambiental produzir elementos fáticos contra o infrator e assessorar nas decisões estratégicas de atuação contra as práticas lesivas ao meio ambiente no Estado”, explica a diretora de Inteligência e Ações Especiais da Semad, Elisangela Tonon.

 

O ACT firmado estabelece, ainda, a parceria entre os órgãos na realização de estudos e levantamentos, além do monitoramento conjunto de infrações ambientais em Minas Gerais. Ao longo do próximo ano, serão promovidos cursos e capacitações com a participação de servidores das duas entidades para alinhamento metodológico de ações.

 

“Cada vez mais os crimes ambientais vêm sendo realizados de forma organizada e com relações diretas com outros ilícitos, como a lavagem de dinheiro, falsificação de documentos, tráfico, entre outros. Isso exige uma atuação coordenada entre os entes públicos, compartilhando informações e empreendendo métodos analíticos que possam auxiliar na prevenção e controle desses crimes”, salientou o subsecretário de Fiscalização da Semad, Alexandre Leal.

 

Edwaldo Cabidelli
Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900