Estado homenageia 115 escolas municipais por trabalhos de educação ambiental para 4,3 mil alunos

Foto: Divulgação/Semad

JovensMineirosSustentáveis1 Dentro

115 escolas municipais da rede pública de ensino que trabalharam a Educação Ambiental na grade escolar serão homenageadas

O Governo de Minas irá homenagear, na próxima quarta-feira (7/12), às 10h, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), 115 escolas municipais da rede pública de ensino que trabalharam a Educação Ambiental na grade escolar, beneficiando 4,3 mil alunos.  As instituições fazem parte do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), que, por meio de Termo de Cooperação Técnica, selecionou, em fevereiro deste ano, 65 municípios para implantarem atividades de educação ambiental nas escolas.

Para a homenagem, participam o secretário-geral do Governo de Minas, Mateus Simões, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco, e outras autoridades. São esperadas cerca de 450 pessoas, entre prefeitos, secretários municipais de educação e meio ambiente, professores, diretores e alunos da rede municipal de ensino.

O programa visa a parceria entre o poder executivo estadual e as secretarias municipais de educação e meio ambiente. Por meio dele, são feitos treinamentos para professores, via curso de Educação a Distância (EAD), e são realizadas em sala de aula, junto aos alunos, atividades práticas e estímulo da redução do consumo de água e energia na residência dos alunos e nas escolas, cidadania, gestão sustentável de resíduos sólidos e educação humanitária para o bem-estar animal. As instituições recebem visitas técnicas regulares de servidores da Semad para o melhor cumprimento dos trabalhos.

“É um incentivo e auxílio aos municípios para uma conscientização ambiental entre os jovens e educadores. São públicos estratégicos para a propagação sustentável que buscamos alcançar em Minas Gerais”, comenta a secretária Marília Melo.

Destaques

Durante o evento, 12 municípios receberão o certificado de destaque em “Boas Práticas Pedagógicas” e outras 10 escolas receberão o certificado de “Escola Sustentável”. Por ter caráter contínuo, será lançado, durante o evento, o novo edital 2023 para congregar outros municípios e ampliar a atuação do programa no território mineiro.

O programa

O Programa Jovens Mineiros Sustentáveis teve início em 2021, com o projeto-piloto desenvolvido em quatro municípios parceiros: Campo Florido, Nepomuceno, Itapecerica e Paracatu. Em 2022, foram selecionados 65 munícipios, sendo que cada um deles indicou duas escolas da rede municipal e quatro turmas do ensino fundamental para serem beneficiadas pelo programa.

Homenagens Programa Jovens Mineiros Sustentáveis
Dia: 7/12/2022 às 10h
Local: Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) ¬- Rua Belém, 40, Bairro Pompéia, BH.