Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Estado se reúne com primeira-ministra da Escócia para discutir papel dos governos subnacionais na agenda climática

PDFImprimirE-mail

Foto: Renata Araújo
cop2 600
Primeira-ministra da Escócia convidou Minas Gerais, África do Sul, Austrália e Estados Unidos para reunião

Em seu segundo dia de participação efetiva na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022 (COP27), que acontece na cidade de Sharm el-Sheikh, no Egito, o Governo de Minas foi convidado a participar de uma reunião com a primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, nesta terça-feira (8/11). A conversa, que também contou com representantes da África do Sul, Austrália e Estados Unidos, discutiu o fortalecimento dos estados subnacionais na agenda global do clima.

O Brasil esteve representado na reunião pela secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo. Também participaram como espectadores o presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Renato Brandão e o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Almeida.

Ao lado de outros gestores estaduais e da primeira-ministra, Marília ajudou a fomentar ideias sobre estratégias de implementação de ações eficazes na agenda global do clima nos territórios, com políticas de longo prazo, a fim de se obter resultados reais.

Um dos principais pontos discutidos na reunião foi sobre como dar voz às boas ações que estados e municípios executam, mas que, muitas vezes, acabam ficando sem destaque nas negociações internacionais. Outro item debatido foi a continuidade de políticas públicas em estados e municípios, fazendo com que projetos sejam tratados como ações de estado e não de governo, ou seja, que determinadas ações que beneficiam a agenda ambiental, por exemplo, sejam cumpridas independente de quem estiver no comando da gestão.

Grupo de trabalho

Uma proposta de soluções será consolidada pelos estados representados na reunião desta terça-feira para que os negociadores internacionais, sob a liderança política da primeira-ministra da Escócia, possam efetivar a participação dos governos subnacionais na agenda global do clima.

Após a reunião, Marília Melo destacou a importância de estados e municípios na construção de uma agenda robusta, tendo em vista que estes são os protagonistas na implementação de ações que possam contribuir com o meio ambiente.

“A implementação não está no governo nacional. A implementação, de fato, está nos governos subnacionais, que são os estados e municípios. Somos responsáveis pela gestão do território e pela implementação de políticas públicas que, realmente, possam gerar os resultados que queremos, tanto em termos de descarbonização como em termos de mitigação e adaptação dos efeitos da mudança climática”, destacou a secretária.

Minas na COP27

Nessa segunda-feira (7/11), o Governo de Minas foi convidado a participar de uma mesa de debate que tratou sobre medidas para governos locais enfrentarem a crise climática. Na ocasião, Marília Melo representou o Estado, que também contou com outro representante brasileiro: o prefeito de Niterói, Axel Grael.

Nos próximos dias, a secretária e o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Renato Brandão, farão parte de outras rodas de conversas e também participarão como espectadores de palestras internacionais sobre as ações feitas em outros países para mitigar os efeitos da mudança climática.

Matheus Adler
Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900