Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Semad acompanha alunos e professores de medicina veterinária em visita ao Projeto Alazão

PDFImprimirE-mail

 Foto: Divulgação/Semad

Itatiaicu01 Dentro

Durante a ação, os animais foram casqueados, vacinados, vermifugados, e também receberam tratamento odontológico

 

Gestores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) acompanharam, no último sábado (22/10), mais de 40 alunos do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Belo Horizonte (Uni-BH)e da UNA Linha Verde, em uma visita ao Projeto Alazão, em Itatiaiuçu. Os alunos participaram de um mutirão de atendimento médico-veterinário aos cavalos acolhidos no local com o apoio do Estado. A ação aconteceu durante a 4ª Edição do “Casco, Barba, Cabelo e Bigode”, atividade que visa ao bem-estar dos animais.  

 

Durante a ação, os animais foram casqueados, vacinados, vermifugados, e também receberam tratamento odontológico. Foram realizados, ainda, exames clínicos e reprodutivos.

 

A coordenadora de Fauna Doméstica da Semad, Patrícia Carvalho, explica que os cavalos abrigados pelo Projeto Alazão são alimentados por meio de parceria firmada entre a Semad e o Instituto Pedra Viva, com recursos de emenda parlamentar indicada pelo Deputado Federal Fred Costa. “O valor repassado para o projeto foi de R$ 240 mil, por meio de Termo de Fomento. Isso garante a alimentação dos cavalos vítimas de maus-tratos pelo período de um ano e meio”, observa.

 

Projeto

 

O Projeto Alazão foi fundado em março de 2020 no município de Itatiaiuçu para cuidar e acolher animais de grande porte, resgatados, vítimas de maus-tratos e abandono. Os animais, após passarem por um tempo de adaptação e recuperação, são encaminhados para adoção.

 

As visitas ao Projeto Alazão são permitidas mediante agendamento prévio. Os cavalos e demais animais recebidos pelo projeto são apreendidos pelos órgãos competentes que atuam após denúncias feitas por membros da sociedade civil. As apreensões possuem amparo legal no Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais), na Constituição Federal Brasileira, de 5 de outubro de 1988 e nas diversas leis municipais e estaduais que a cada dia vêm se aprimorando junto a esse novo ramo do Direito, conhecido como Direito Animal.

 

O coordenador do Projeto, Leonardo Dib, explica que o objetivo é acolher e cuidar de animais de grande porte vítimas de maus tratos e abandono. “Acreditamos ser através da cultura, educação e bons exemplos que conseguiremos mudar comportamentos nocivos à sociedade, meio ambiente e animais promovendo, assim, uma ‘correção de rota’ na história da humanidade a médio e longo prazo”, afirma.

 

Além do acolhimento dos animais, o Projeto Alazão desenvolve visitas de colaboradores e parceiros ao projeto para realização de atividades relacionadas ao manejo e dia a dia dos animais, tais como banho de limpeza, tosa, casqueamento e pulverização para contenção de pragas, como carrapatos, além de Campanhas de conscientização sobre temas relacionados ao meio ambiente, educação e “maus tratos aos animais”; programa de adoção responsável; palestras, oficinas, ações educativas e vivências relacionadas à vida no campo e aos animais.

 

Atuação da Semad


A Semad assumiu a gestão da Fauna Doméstica em 2019, e vêm desde então executando diversos convênios e parcerias com Municípios e Organizações as Sociedade Civil em prol da defesa e bem-estar dos animais domésticos em todo o Estado.
A Secretária de Estado de Meio Ambiente, Marília Melo pontua que “com relação aos equídeos, a indicação do recurso parlamentar possibilitou à Semad avançar em suas ações de proteção e bem-estar, sendo a parceria com o Instituto Pedra Viva apenas o primeiro passo para a implementação de uma política pública eficiente e eficaz na defesa dos cavalos que tanto sofrem com os maus-tratos e a exploração humana”.


O Subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco, ainda acrescenta que “os direitos à dignidade e ao bem-estar desses animais figuram hoje no cenário político e social mundial como um direito essencial e, portanto, merecedor de planos de governo elaborados e sensíveis à garantia da vida e de direitos fundamentais”.


Emerson Gomes
Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900