Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Parceria garante castração e microchipagem para 2.500 animais de Montes Claros

PDFImprimirE-mail

 
Divulgação Sisema

 

microchipageminterna

Castração e microchipagem foi realizada em 2500 animais na região de Montes Cllaros

 

A cidade de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, está sendo beneficiada com castrações de cães e gatos, por meio de parceria firmada entre Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) a Organização da Sociedade Civil do município, que garantirá a castração e microchipagem de 2.500 animais da região. A medida atende cães e gatos de rua, semidomiciliados e de pessoas carentes do município.

 

Em dezembro de 2021, um Termo de Fomento foi assinado com a OSC Apelo Canino. Com isso, a entidade recebeu o repasse de R$ 350 mil, via indicação de emenda parlamentar do deputado estadual Noraldino Júnior, para a realização de castração e microchipagem de 2.500 animais de rua ou de tutores de baixa renda, previamente cadastrados e selecionados pela Apelo Canino.

 

O projeto foi dividido em duas etapas: na primeira, realizada em maio de 2022, um mutirão de castração foi feito em Montes Claros. Na ocasião, 878 cães e gatos foram esterilizados e microchipados.

Já na segunda etapa, que está em desenvolvimento, uma clínica veterinária conveniada, seguindo os critérios técnicos do plano de trabalho, está executando mais 1.622 castrações, sendo seis cirurgias em cães por dia (três na parte da manhã e três na parte da tarde), de segunda a sexta-feira. Além disso, 15 gatos por semana passam por cirurgia no local, todos em um dia da semana.

Avaliação

 

Na quarta-feira (19/10), a equipe técnica da Semad esteve na clínica veterinária contratada com a finalidade de vistoriar a execução do objetivo da parceria, visando a qualidade técnica e o bem-estar dos animais atendidos. A coordenadora de Fauna Doméstica da Semad, Patrícia Carvalho, disse que a execução do convênio está atingindo os objetivos do plano de trabalho e acredita em uma boa adesão do público em Montes Claros.

 

“Nessa segunda etapa do projeto, como as cirurgias são realizadas na clínica, com um período maior de execução e agendamento prévio, é possível abranger todo o público de tutores e de animais cadastrados na entidade. A forma híbrida de execução das castrações (parte em mutirão de castração e parte em clínicas veterinárias) garante uma maior eficácia e efetividade da execução do objeto, garantindo que serão atendidos os animais de todas as regiões do município”, disse. “Castrar é uma forma de amar”

 

A presidente da OSC Apelo Canino, Márcia Valadares, disse ter recebido o convênio estruturado pela Semad com muita gratidão, por ter condição de ajudar milhares de animais de Montes Claros. Márcia destacou, ainda, que as castrações e microchipagensfeitas na clínica veterinária conveniada estão sendo bem-sucedidas.

 

“A clínica em que nós temos a parceria é extremamente eficiente, é uma castração muito segura. O pós-operatório é muito tranquilo. A cirurgia é muito pequena e a melhor coisa que tem é castrar. Não pode ter medo. Castrar é uma forma de amar, não tem jeito”, afirmou a presidente da OSC.

 

A castração é altamente recomendável, independente do sexo do cão ou gato. Além de reduzir as chances de doenças, a esterilização também ajuda a solucionar, por exemplo, brigas nas ruas, uma vez que machos marcam territórios e não aceitam a presença de outros animais.

 

Gestão da fauna

 

O manejo populacional de cães e gatos em Minas Gerais é feito pela Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges) da Semad, desde 2019, quando a pasta assumiu a gestão das políticas públicas relacionadas à fauna doméstica no Estado, após a reforma administrativa do Poder Executivo. Atualmente, a gestão conta com o Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos, além do Programa Estadual de Microchipagem “Conheça Seu Amigo”, o Banco de Dados de Microchipagem e diversas outras ações de bem-estar e proteção dos animais domésticos.

 

Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos

 

O Programa reúne ações de um conjunto de convênios sob gestão da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento para promover o manejo ético populacional de animais domésticos em Minas Gerais.

 

Conforme esclarece o Subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco, “a castração é um método mundialmente reconhecido por ser altamente seguro e eficaz no controle populacional de cães e gatos urbanos e atuar na prevenção e redução de diversas doenças. Além de reduzir a taxa de natalidade, colabora para a longevidade e bem-estar dos animais. O número de animais carentes e abandonados devido a nascimentos indesejados é um problema social que pode ser revertido com a castração, que gera a diminuição da superpopulação pela redução de gestações indesejadas e consequentes abandonos e maus-tratos”.

 

Segundo a secretária de Estado de Meio Ambiente, Marília Melo, o Programa Estadual de Esterilização integra o escopo de projetos prioritários da Semad para gestão da fauna doméstica em Minas Gerais. “São convênios firmados junto à OSCs (Organizações de Sociedade Civil) e municípios mineiros que permitem integrar o uso de unidades móveis e clínicas para realização de ações de castração gratuita visando a promoção do bem-estar animal em todo o estado”, afirma.

 

O Superintendente de Gestão Ambiental, Diogo Franco, explica que o programa atua de forma articulada a outros projetos da Semad visando o manejo ético populacional de animais domésticos em âmbito estadual. “Por meio da identificação, castração e desenvolvimento de um banco de dados atualizado com informações relacionadas aos animais, pretendemos otimizar as ações de manejo, bem como avaliar a efetividade das inciativas já implementadas”, observa.

 

Ações de manejo ético populacional, de promoção da saúde animal, fornecimento de insumos e equipamentos para garantia do bem-estar animal, ações de educação humanitária, dentre outros são algumas medidas implementadas pela gestão de Fauna Doméstica da Semad que se destacam.


Matheus Adler
Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900