Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Parques Nacionais em MG vão receber R$150 milhões em investimentos

PDFImprimirE-mail

Foto: Agência Minas/Divulgação

Invstimento parque dentro

O Ministro Joaquim Leite anunciou o repasse durante coletiva de imprensa com a presença do governador Romeu Zema; da secretária  Marília Melo, além de outras autoridades.

Sete parques nacionais em Minas Gerais irão receber R$ 150 milhões em investimentos para melhorias na infraestrutura, nas ações de proteção e no combate a incêndios. Os recursos, anunciados pelo Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, nesta terça-feira (11), serão disponibilizados graças a acordo que substituiu as multas ambientais propostas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no caso de Brumadinho.


O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa com a presença do governador Romeu Zema; da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo; do secretário-geral do Estado, Marcel Beghini; do promotor de Justiça Carlos Eduardo Ferreira, do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente(Caoma); dos deputados estaduais Noraldino Júnior e Bruno Engler; além do senador eleito por Minas Gerais, Cleitinho Azevedo.

“Com esses recursos, teremos um avanço expressivo nos parques nacionais, que serão revitalizados com todo cuidado ambiental, atraindo mais turistas para as regiões”, destacou o governador Romeu Zema. Segundo o ministro, as intervenções devem ocorrer ainda este ano. “É muito importante transformar multas em ações reais. Esse acordo de Brumadinho é um exemplo de como podemos transformar o meio ambiente, especialmente em Minas Gerais”, reforçou o ministro.

As sete unidades beneficiadas possuem uma grande extensão territorial, que se espalha pelos biomas Cerrado e Mata Atlântica. Estima-se que os sete parques recebem 380 mil visitantes anualmente, que ajudam a movimentar o ecoturismo e as economias regionais, além de serem essenciais para a conservação da biodiversidade e proteção de nascentes e recursos naturais.

“O investimento será um fortalecimento para as regiões do entorno ao mesmo tempo em que irá contribuir para a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica”, avalia a secretária Marília.

BENEFÍCIOS


O recurso poderá ser usado, dentre outras finalidades, para a compra de materiais, equipamentos, ferramentas e insumos operacionais para a gestão dos parques; proteção e combate a incêndios florestais; e infraestrutura, edificações instalações para o ecoturismo.

Com o investimento, as unidades poderão fazer o monitoramento de fauna e flora com equipamentos tecnológicos avançados, incluindo implantação de microchips, drones e câmeras. Podem fazer, ainda, a modernização dos centros de visitantes e desenvolver as atividades de recreação e contato com a natureza, implantando novas estruturas para tirolesa, balonismo, turismo náutico, cavalgada, canoagem, dentre outros. Também serão adquiridos mais de 70 veículos, 40 computadores, kits de energia solar e sistemas de comunicação e conectividade.

O investimento viabilizará a conservação de 1,5 mil km de trilhas, onde serão instalados equipamentos de acessibilidade como pontes, passagens, decks, mirantes, banheiros e pontos de apoio, além de sinalização dos caminhos e atrativos. Cerca de 450 km de estradas que dão acesso aos parques também serão beneficiadas com os recursos.

 

VEJA A LISTA DOS PARQUES BENEFICIADOS


Parque Nacional da Serra da Canastra;
Parque Nacional da Serra do Cipó;
Parque Nacional do Caparaó;
Parque Nacional da Serra do Gandarela;
Parque Nacional Grande Sertão Veredas;
Parque Nacional Cavernas do Peruaçu;
Parque Nacional das Sempre-Vivas.

 

Luciane Evans

Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900