Aquisições de veículos proporcionam atendimento de 60 mil animais domésticos em Minas Gerais

Foto: Divulgação/Sisema
fauna 600

O trabalho na defesa dos animais domésticos e no controle de zoonoses por meio do manejo ético e populacional de cães e gatos é alvo constante de ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Uma dessas ações é a compra de veículos para suporte ao trabalho realizado por prefeituras, organizações não governamentais e consórcios intermunicipais.

Desde 2020, a compra de 10 castramóveis e 17 veículos doados, por meio de convênio, já garantiu o atendimento a cerca de 60 mil animais domésticos. O investimento de R$ 2,3 milhões na compra dos veículos garante suporte às ações de proteção à fauna doméstica nos municípios atendidos.

Os veículos adquiridos têm a função de transportar equipamentos e materiais de apoio, transporte adequado de animais e demais necessidades. Além disso, os convênios firmados garantem, ainda, a doação de suprimentos, medicação, equipamentos e atendimento veterinário, incluindo internação, caso haja necessidade. Os recursos para viabilizar os convênios são oriundos de emendas parlamentares.

BENEFICIADOS

Os municípios de Vermelho Novo, Congonhas, Ubá, Rio Branco, Santa Rita do Sapucaí, Nova Serrana, Bom despacho, Juiz de Fora, Oliveira, Santa Vitória, Vale do Jequitinhonha e Alto Parnaíba já foram beneficiados com a doação dos carros, por meio das 15 ONGs conveniadas, consórcios intermunicipais ou entregues diretamente às prefeituras.

A Associação Protetores dos Animais de Rua de Congonhas (PARC) é uma das instituições que recebeu um veículo pick-up Saveiro, usado para resgate de animais. O termo de fomento firmado com o Estado contemplou, além do veículo, a aquisição de ração e medicamentos. O município já atendeu mais de 100 animais entre cães e gatos.

Segundo a vice-presidente e tesoureira da PARC, Edilene Maria Marcossi, a PARC realiza o trabalho de resgate de animais de rua doentes. “Esses animais são encaminhados para uma clínica veterinária e, após a internação, ou caso sejam dispensados, são levados para o canil/gatil da entidade a fim de dar continuidade ao tratamento. Após curados são castrados e disponibilizados para adoção”, explicou.

Para Edilene a importância desse trabalho é enorme porque a associação é a única entidade do tipo em Congonhas. “A expectativa é que que em alguns anos não teremos mais tantos animais abandonados e os que restarem estarão saudáveis e castrados”, disse.

Em Vermelho Novo, os servidores que trabalham com os animais domésticos realizam a aplicação de vacinas, castração, além de visitas às famílias que possuem animais, explica o secretário Municipal de Agricultura Pecuária e Meio ambiente do município, Cleverson Marcos de Oliveira. “Com a chegada do veículo, as esquipes podem dar mais celeridade e abrangência às ações, possibilitando um volume maior de animais atendidos”, ressaltou.

Segundo o Subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, a utilização dos veículos e o número de animais beneficiados por essas aquisições demonstram como a preocupação com fauna doméstica tem gerado uma convergência nas ações. “A Semad atua na coordenação dessas ações entre estado, prefeituras e entidades de proteção, com vistas a melhorar a qualidade de vida dos animais em Minas Gerais. Os resultados demostram o acerto na execução das políticas públicas”, destaca.

Programa Bem-Estar animal

O programa Bem-Estar Animal, desenvolvido pela Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento, por meio da Superintendência de Gestão Ambiental da Semad, teve início em 2021 e contempla ações destinadas à população de cães e gatos abandonados e de tutores carentes. A expectativa do Programa é alcançar todos os municípios do Estado de Minas Gerais com a realização de procedimentos que vão além das ações de controle populacional de animais domésticos, como outros meios necessários à assistência de animais abandonados e em situação de maus-tratos.

Wilma Gomes