Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Debate de soluções para políticas climáticas marca encerramento do governo de Minas na Semana do Clima em Nova York

PDFImprimirE-mail

 Foto: Renata Araújo

SemanaClimaNY1 Dentro

O último compromisso da secretária na Semana do Clima em Nova York foi na mesa redonda “Destravando a cooperação nas Américas”.

 

Representado pela secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, o governo de Minas encerrou, nesta quarta-feira (21/9), sua participação direta nos eventos da Semana do Clima, em Nova York. O último compromisso da secretária como palestrante foi na mesa redonda “Destravando a cooperação nas Américas”.

 

O objetivo do debate foi citar os desafios comuns entre governos na construção de políticas climáticas e destacar possíveis soluções a serem compartilhadas entre gestões, empresas e outros atores. Com isso, será possível permitir uma colaboração significativa e identificar áreas-alvo-chave para uma parceria público-privada duradoura e sustentável.

 

Marília Melo ressaltou a importância de Minas Gerais ter fechado acordo com a Aliança para a Ação Climática (ACA Brasil) e com a Coalizão Under 2, que busca apoio para o desenvolvimento dos compromissos firmados pelo estado na campanha Raceto Zero. A iniciativa tem como objetivo zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050.

 

A secretária lembrou que os compromissos firmados pelo Estado de Minas Gerais buscam alcançar as metas firmadas pelo Brasil no Acordo de Paris, que visa limitar o aumento da temperatura da Terra a 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais.
 
“As alianças para Ação Climática são coalizões nacionais dedicadas a empreender medidas sistematizadas e aumentar o apoio público no enfrentamento à crise climática mundial, de modo a contribuir para que os países cumpram com os compromissos pactuados no Acordo de Paris”, frisou Marília.

A representante do governo de Minas no evento também lembrou que alianças como a ACA e Under 2 “possibilitam a criação de plataformas abertas para a inserção e compartilhamento de dados entre os governos subnacionais, assim como estreitam os laços entre os signatários e viabilizam a troca de experiências exitosas e de ferramentas de inovação tecnológica para subsidiar a transição para economias de baixo carbono”.

 

Vale lembrar que foi apresentado, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o Projeto de Lei (PL) 3.966/2022, que institui a Política Estadual de Enfrentamento às Mudanças Climáticas. A medida visa assegurar a contribuição do Estado no cumprimento de metas e de estratégias, sobretudo com ações de mitigação, de ecoeficiência e de adaptação, voltadas para a promoção de um desenvolvimento territorial resiliente ao clima e de baixo carbono. O documento foi assinado no fim de agosto por dirigentes do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e por ambientalistas.

 

Programação

 

Marília Melo iniciou sua participação na Semana do Clima 2022 na última segunda-feira (19/9), quando fez parte da Assembleia Geral da Coalizão Under 2. Já nessa terça (20/9), a secretária representou o governo de Minas no evento “Global Stocktake - Como a transparência de governos subnacionais e do setor privado pode impulsionar a ação climática global”.

 

Marília seguirá na Semana do Clima até o próximo sábado (24/9) assistindo a diversas palestras. Além da secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o governo de Minas também está sendo representado no evento pela chefe de gabinete da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Renata Maria de Araújo.

 

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.

 

Matheus Adler
Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900