Municípios mineiros avanços no desenvolvimento de políticas para o desenvolvimento sustentável

Foto: Divulgação/Prefeitura Coqueiral
índice Dentro
Secretária Marília Melo visita municípios mineiros para conhecer ações de saneamento desenvolvidas

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo e o superintendente de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Franco, visitaram no dia 8 de setembro o município de Coqueiral, com o objetivo de conhecer o Programa Coqueiro Verde. A proposta inovadora desenvolvida pela prefeitura visa movimentar a economia à medida que estimula a agricultura familiar e o trabalho dos catadores de materiais recicláveis da região, além de incentivar a consciência ambiental da população.

Para o responsável pela gestão e execução do programa e assessor do gabinete da prefeitura de Coqueiral, Juliano Vilela, somente haverá avanços nas questões socioambientais quando houver a compreensão de que as atitudes individuais refletem no bem-estar coletivo e do planeta. “Nós seguimos acreditando no slogan: pensar global, agir local”.

O Programa

O programa criou a moeda Coqueiro Verde, que pode ser trocada pelos moradores, numa feira da cidade, por produtos cultivados e produzidos pelos agricultores locais. Para adquirir a moeda basta entregar nos postos de troca, materiais recicláveis como papel, plástico, papelão e alumínio.

Os produtos são convertidos em moedas, chamadas Coqueiro Verde e cada material tem o seu valor baseado no valor de mercado. Além de a população adquirir produtos agroecológicos que estão comprometidos com a sustentabilidade, contribui para a geração de renda para as famílias dos catadores de materiais recicláveis, dos agricultores e para a preservação do meio ambiente.

Também estiveram presentes na visita a secretária de Obras e Agricultura do município, Danielle Peloso; o Engenheiro Agrônomo e assessor do gabinete, Juliano Vilela; o diretor do departamento de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Correa e o prefeito Municipal, Rosano de Oliveira.

Inauguração da Secretaria de Meio Ambiente de Campo Belo.

No mesmo dia a secretária participou, também, da inauguração da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município de Campo Belo/MG. A principal função da pasta é a elaboração de políticas públicas visando que visem a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais da região.

A secretaria coordenará todas as atividades e ações implementadas na esfera municipal em favor do desenvolvimento sustentável, além da elaboração de medidas educativas para conscientização da população a respeito da importância de preservação da natureza e o incentivo a hábitos ecologicamente corretos como o descarte correto do lixo, a preservação das águas, o uso de materiais biodegradáveis, entre outros.

Participaram da inauguração o prefeito de Campo Belo, Alisson Carvalho; a secretária de Meio Ambiente do município, Maria Paula Avanzi; vereadores; representantes da Promotoria de Justiça; da Polícia Militar de Meio Ambiente, entre outros.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições

Wilma Gomes