Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Secretária Marília Melo participa do lançamento da segunda edição do livro Mulheres Pelas Águas

PDFImprimirE-mail

 

crédito: Divulgação Sisema

mulheres pela agua FUNDO

A secretária Marília Melo participou do lançamento da segunda edição do livro Mulheres pela Água

 

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, foi convidada especial do lançamento da segunda edição do livro Mulheres Pelas Águas, realizado pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), durante o segundo dia (23/8) do XXIV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), que ocorreu em Foz do Iguaçu, no período entre 22 e 26 de agosto.

 

Com o tema “Gestão da Água: Responsabilidade de todos”, o evento reuniu cerca de 2 mil pessoas durante os cinco dias de programação. A secretária Marília participou da abertura, ao lado do diretor-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marcelo Da Fonseca. No dia 23, Marília foi convidada especial, ao lado da diretora-presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Verônica Rios, do lançamento da segunda edição do livro Mulheres Pelas Águas, que reúne 41 textos de mulheres que atuam na gestão de recursos hídricos no Brasil.

 

Na primeira edição do livro, lançado em novembro de 2021, durante o XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, em Belo Horizonte, a secretária Marília foi quem escreveu o prefácio da obra, composta por 51 relatos de gestoras de recursos hídricos no país. Em seu texto, ela afirmou que o encontro água e mulher “representa uma nova ressignificação de uma sociedade com menos desigualdades, mais inclusiva e que propicia o desenvolvimento em todos os seus aspectos: humanos, ambientais e econômicos.”

 

No lançamento da segunda edição, Marília tem um artigo entre os textos. Durante o evento, ela reforçou a importância de gênero no tema e disse ser fundamental o avanço dessa discussão entre os brasileiros. “Não se trata de um livro técnico, porque queremos mostrar nossas relações de amor com esse tema. Esse trabalho tem um espaço muito grande para avançar, fortalecendo esse bem tão importante para a vida de todos nós”, disse.

 

Baixe aqui a segunda edição

 

 

SOBRE O LIVRO

 

A partir do 8º Fórum Mundial da Água, realizado em Brasília, em 2018, um dos grandes desejos explicitados nas palestras, diálogos e debates, foi o de evidenciar a participação da mulher dentro dos processos de gestão da água no país. O foco da publicação é relatar, por meio de artigos e depoimentos de mulheres de todo o território brasileiro, a inserção propositiva delas dentro do Sistema de Recursos Hídricos, destacando a força e a energia que elas trazem para os processos, programas e ações desenvolvidos, sejam nos locais onde trabalham ou mesmo dentro de suas vidas públicas ou em empresas privadas e organizações sociais.

 

XXIV ENCOB

 

É realizado pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) em parceria com o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo e do Instituto Água e Terra, com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e da Rede Brasil de Organismos de Bacias (REBOB).

 

Desde 1999, o ENCOB tem contado com a crescente participação dos entes do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Brasil, representantes do Poder Público, dos Usuários de recursos hídricos, ONGs, universidades, municípios, bem como de outros interessados no tema água, como uma oportunidade de trocar ideias, apresentar experiências exitosas de boa gestão dos recursos hídricos e conhecer os modelos atualmente aplicados nos estados brasileiros no que se refere ao gerenciamento das águas.

 

Luciane Evans/Ascom

 

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900