Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Dirigentes do Sisema participam da 30ª Feira Internacional da Irrigação Brasil

PDFImprimirE-mail

 

crédito: Divulgação Semad 

feira irrigação capa PRONTO

 O evento teve como objetivo fomentar a integração e as discussões técnicas e políticas sobre temas de relevância para a agricultura irrigada no Brasil.

 

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo e o diretor-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marcelo da Fonseca, participaram, no dia 17 de agosto, da 30ª Feira Internacional da Irrigação Brasil (FIIB). O evento, promovido pela Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID), aconteceu entre os dias 16 e 18 de agosto, no Royal Palm Hall, em Campinas/SP, e teve como objetivo fomentar a integração e as discussões técnicas e políticas sobre temas de relevância para a agricultura irrigada no Brasil.

 

Nesta edição, o evento apresentou um formato amplo e diversificado, com seis mesas redondas compostas por grandes expoentes do agronegócio; oito reuniões técnicas temáticas com especialistas que debateram estratégias e oportunidades, e ainda 14 palestras setoriais e vários cursos e minicursos.

 

A secretária Marília Melo participou, junto do superintendente de regulação da Agência Nacional de Água e Saneamento Básico (ANA), Patrick Thomás, da mesa redonda “Recursos hídricos e agricultura irrigada”. “A discussão girou em torno do contexto da segurança hídrica, os desafios, as oportunidades e os avanços na gestão de recursos hídricos, a fim de garantir a segurança hídrica, não só para irrigação, mas também para os usos múltiplos”, disse.

 

O diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca, também participou das atividades da feira e de reuniões técnicas relacionadas ao tema recursos hídricos. De acordo ele, as discussões abordaram questões técnicas como outorga, regularização de barramentos, indisponibilidade hídrica, entre outros.

 

NOVIDADES

 

Entre as novidades apresentadas na 30ª Feira Internacional da Irrigação Brasil neste ano destacam-se as novas tecnologias de irrigação como, por exemplo, o “Digital Farming” da marca Netafim, empresa líder mundial em irrigação, fruto da experiência com a escassez hídrica em seu país de origem, Israel.

 

O sistema abrange o sensoriamento de solo, controle de irrigação, gerenciamento de ciclo de vida de máquina e cultivos para que os produtores controlem as operações e analisem o desempenho de produtividade na palma da mão. Na prática, os sensores mostram as informações sobre as condições do solo, o desempenho do rendimento e a saúde das plantas, o que facilita o controle de processos da irrigação por meio de smartphone, tablet ou computador.

 

A feira foi visitada por mais de 3 mil pessoas, incluindo visitantes de vários estados brasileiros e até de outros países como: Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Espanha, Itália e Israel.

 

Simultaneamente à FIIB, também aconteceu o XXXI Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (CONIRD).

 

Wilma Gomes
Ascom/Sisema

 

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900