Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Semad participa da II Conferência Regional de Gestão Ambiental do Codanorte

PDFImprimirE-mail

Foto: Semad/Divulgação

CODANORTE DENTRO 1

A secretária da Semad, Marília Melo fez abertura do evento e ministrou palestra no Painel 1: O  Novo Marco Regulatório e Regionalização do Saneamento

 

Ampliar o debate acerca da sustentabilidade e os principais desafios na gestão ambiental. Este foi o propósito da II Conferência Regional de Gestão Ambiental do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte), realizado na quarta-feira (22/6). O evento aconteceu no espaço OAB Eventos, em Montes Claros, e contou com a participação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).


A secretária da Semad, Marília Melo, participou da abertura da conferência e também como palestrante no Painel 1, que tratou sobre o Novo Marco Regulatório e Regionalização do Saneamento Básico em Minas Gerais. Ela agradeceu ao Codanorte pelo convite à Semad para participação no seminário. “O encontro promoveu a aproximação entre Estado e municípios para discussão de questões ambientais importantes”, disse.


O subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, também participou da abertura. De acordo com ele, a implementação das determinações do novo marco regulatório do saneamento básico é de grande importância para o avanço na prestação desses serviços. “O seminário foi importante para reforçar as ações em andamento pelo estado e pelos municípios do norte de Minas”, afirmou.


A Superintendente de Saneamento da Semad, Lilia Castro, palestrou no Painel 3 abordando o tema “Soluções consorciadas intermunicipais para a Gestão dos Resíduos Sólidos”.

 

REFLEXÕES


A iniciativa reuniu autoridades do governo nas esferas federal, estadual e municipal, profissionais das áreas de meio ambiente, sustentabilidade, engenharia e projetos de diversos setores, líderes e analistas de órgãos ambientais e entidades envolvidas com a temática ambiental, especialistas e acadêmicos, além de toda a cadeia de produtos e serviços voltados à eficiência dos processos e à disseminação das melhores práticas socioambientais na região.


No encontro, durante as mesas de discussão, painéis de debates, workshops e cursos técnicos; líderes empresariais, autoridades do governo, pesquisadores e demais especialistas apresentaram suas visões sobre as melhores práticas ambientais e o futuro da sustentabilidade alinhada com as políticas empresariais e dos governos.


O evento possibilitou a troca de experiências e estimulou o debate de temas relacionados à sustentabilidade, com diferentes visões, para provocar reflexões sobre o futuro das práticas ambientais e das políticas públicas sustentáveis.

 

INAUGURAÇÃO


A região do Norte de Minas vem avançando na gestão adequada dos resíduos sólidos urbanos. Nesta mesma semana, foi inaugurada a Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) no município de Coração de Jesus, integrante do Codanorte. A partir de agora a UTC vai operar e enviar os rejeitos provenientes da triagem ao aterro sanitário regularizado em Montes Claros.


Lília Castro esteve presente na inauguração, junto ao secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), André França e outras autoridades. Ela ressaltou que a Semad vem atuando por meio de Termos de Cooperação Técnica, junto aos consórcios públicos intermunicipais para o avanço na gestão adequada dos resíduos sólidos urbanos. “O município de Coração de Jesus, integrante do Codanorte, é um dos muitos exemplos de avanços que tivemos ao longo desses últimos anos”, explicou.


Também estiveram presentes na conferência, o presidente da Codanorte, Eduardo Rabelo Fonseca; o superintendente do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), General Carlos Cesar Araújo Lima; a superintendente Estadual da Funasa em Minas Gerais, Edicleusa Veloso; o secretário da Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), André Luiz Felisberto França; o diretor-presidente de cleantechs da Associação Brasileira de Startups, Renato Paquet; o Doutor em Engenharia de Alimentos do Instituto de Ciências Agrárias (UFMG) Montes Claros, Fausto Makishi; o membro da Comissão de Direito Ambiental da OAB/MG, Wellington Ricardo Tavares; a diretoria de Apoio à Gestão Municipal (DAGEM) da Semad, Ana Paula Aleixo Alves; entre outras autoridades.

 

Wilma Gomes

Ascom/Sisema

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900