Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Barbacena e Lagoa Dourada recebem visita técnica do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis

PDFImprimirE-mail

 

Foto: Divulgação/Sisema

jovens mineiros DENTRO PRONTO

O Programa Jovens Mineiros sustentáveis beneficiará mais de 5 mil alunos em todo o Estado

 

A cidadania pautada na sustentabilidade já é realidade e rotina na vida de alunos das escolas públicas de Minas Gerais. E para acompanhar esse trabalho feito nas escolas, por meio do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o Estado realiza visitas técnicas aos municípios habilitados para o programa, dando suporte e acompanhamento para as ações desenvolvidas.

 

Nos dias 13, 14 e 15 de junho, ocorreram visitas técnicas da Subsecretaria de Gestão e Saneamento (Suges) da Semad nas cidades de Barbacena e Lagoa Dourada, na Região Central do estado, em três escolas, onde há 150 alunos mobilizados para o programa. Com a visita, foram atendidos 130 professores com oficinas pedagógicas.

 

A ida do Gestor da Semad, Ricardo Cottini, às cidades habilitadas está prevista no programa e é uma forma de o Estado dar maior assistência aos municípios participantes. “Lagoa Dourada e Barbacena estão desenvolvendo um trabalho impecável junto aos alunos nas temáticas abordadas pelo Jovens Mineiros Sustentáveis, com temas como água, energia, cidadania ambiental, resíduos sólidos e fauna doméstica”, avalia o analista e Gestor do Programa, da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Deari) da Semad, Ricardo Cottini.

 

O prefeito de Lagoa Dourada, Ronald Pereira Dutra, disse se sentir honrado ao ter Lagoa Dourada entre as cidades habilitadas para o programa. “O nosso principal exército para expandir essa mentalidade e nova maneira de se pensar a importância da sustentabilidade são as crianças. Quando elas têm esse contato, passam a conhecer a necessidade desse conhecimento. No futuro, todos nós iremos colher os frutos desse trabalho”, afirmou.

 

A gestora de Barbacena, Nilda Moreira de Paiva, também se diz satisfeita com os trabalhos e conhecimento que os alunos estão adquirindo. De acordo com o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, o programa leva a oportunidade a todos os municípios, principalmente, os de pequeno porte que, muitas vezes, estão distantes dos grandes centros.

 

“ É uma forma de dar oportunidade a todos de participar. As ações contribuem para a formação cidadã e integral em meio ambiente de crianças e adolescentes, que se preparam para uma cidadania pautada na sustentabilidade”, diz o subsecretário.

 

O PROGRAMA

 

O Jovens Mineiros Sustentáveis reúne um conjunto de atividades de educação ambiental e humanitária desenvolvidas pela Semad, por meio da Deari, visando capacitar educadores com a disponibilização de curso EAD de Educação Ambiental, além de fornecer, aos alunos, atividades práticas semanais de educação ambiental.

 

O programa será implementado em 70 municípios de Minas, 140 escolas e 280 turmas do ensino fundamental, beneficiando mais de 5 mil alunos de todas as regiões do estado. Os municípios foram selecionados por meio de Edital.

 

Em maio, cidades do Sul de Minas receberam as visitas técnicas de acompanhamento e supervisão do programa. Alunos e educadores de escolas públicas de Coqueiral, Inconfidentes, Bueno Brandão e Poços de Caldas também receberam apoio para as ações desenvolvidas referentes à educação ambiental.


Ainda neste mês de junho serão visitados municípios do Norte de Minas – Manga, Taiobeiras e Padre Carvalho, com o mesmo objetivo de acompanhamento das ações.

 

Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900