Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Políticas públicas de Educação Ambiental do Governo de Minas são destaque em workshop

PDFImprimirE-mail

Reprodução/Zoom
workshop-MG-ES-dentro
O evento reuniu cerca de 110 servidores que atuam no órgão ambiental capixaba

 

As políticas públicas de Educação Ambiental promovidas pelo Governo de Minas vêm se tornando, cada vez mais, um exemplo de gestão para os demais estados do Brasil. Nesta terça-feira (14/6), o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), do Espírito Santo, promoveu o workshop on-line "Experiências de Sucesso na Gestão da Educação Ambiental em Minas Gerais".


O evento reuniu cerca de 110 servidores que atuam em diferentes gerências e coordenações ligadas ao licenciamento e educação ambiental no órgão ambiental capixaba, que conheceram a experiência da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) de Minas Gerais quanto às normas e análises dos programas de educação ambiental exigidos nos processos de licenciamento ambiental


PALESTRAS


Abrindo o ciclo de palestras do workshop, o analista da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Deari) da Semad, André Ruas, apresentou parte do arcabouço normativo que rege o licenciamento no Estado, no que diz respeito às ações de Educação Ambiental.


“Graças às atualizações dos últimos anos advindas das normas ambientais que tratam do assunto, com as Deliberações Normativas nº 214/2017 e 238/2020 do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), os Programas de Educação Ambiental exigidos juntos aos processos de licenciamento ambiental em Minas Gerais passaram a apresentar maior qualidade e resultados. Essa experiência é o que esperamos apresentar ao Iema”, salientou Ruas.


Na sequência, a gestora da Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) Central Metropolitana, Priscilla Martins, mostrou como são feitas as análises dos órgãos ambientais mineiros para os programas de Educação Ambiental durante o processo de regularização.


“O empreendedor deve apresentar programas de Educação Ambiental realmente efetivos durante o licenciamento, capazes de apresentar resultados e impactar positivamente a comunidade onde empreendimento será instalado”, frisou a gestora.


Para o diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza, a Educação Ambiental é um tema transversal que passa por diversas esferas da sociedade. Este workshop de hoje tem por objetivo mostrar a importância de trabalhar a Educação Ambiental não apenas para sensibilização e conscientização, mas também como na área de controle no processo de regularização ambiental, conforme estabelece nossa Política Estadual de Educação Ambiental”, salientou. 

Edwaldo Cabidelli
Ascom/Sisema

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900