Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Semad publica resultado de projetos selecionados para coleta seletiva em MG

PDFImprimirE-mail

Foto: Semad/Divulgação

Coleta Seletiva2 dentro

Nos  galpões de triagem os resíduos são separados em úmidos, secos, recicláveis e orgânicos e dentro dessas categorias há subcategorias

 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), por meio da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges), publicou, na última sexta-feira (10/6), o resultado do Edital de Chamada Pública nº 002/2022 para seleção de projetos de implantação ou ampliação de coleta seletiva a serem executados por municípios e por consórcios públicos intermunicipais de Minas Gerais.

 

O edital visa estimular e fortalecer a coleta seletiva no estado, fundamental para a gestão adequada de Resíduos Sólidos Urbanos. Ao todo, foram realizadas 115 inscrições, sendo 13 consórcios e 102 municípios. Do total de inscritos, foram habilitados quatro consórcios e 25 municípios.

 

A secretária da Semad, Marília Melo, reforça a importância dessas ações em cumprimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos e em favor do desenvolvimento sustentável do Estado. "A coleta seletiva proporciona o retorno dos recicláveis ao ciclo produtivo e somente a disposição final dos rejeitos que não possuem viabilidade econômica de reaproveitamento, em aterros sanitários", disse.

 

Os três primeiros consórcios e os três municípios habilitados, entre a 1ª e a 3ª posição, receberão o repasse do recurso no valor de até R$ 4,5 milhões, por meio de celebração de convênios com a Semad para compra dos equipamentos previstos nos projetos apresentados.

Ao todo, serão atendidos 24 municípios que correspondem a cerca de 590 mil habitantes. Os equipamentos pleiteados foram: balanças, prensas, esteiras, empilhadeiras, fragmentadoras de papel, termômetros, trituradores, elevadores de fardos, caminhões gaiola, lixeiras, entre outros. A Semad irá realizar contato inicial com os consórcios CIMVALPI, CIGEDAS e CONSANE, além dos municípios Campo Belo, Oliveira e Itanhandu selecionados.

 

“A coleta seletiva é essencial à gestão adequada dos resíduos sólidos urbanos. O fortalecimento desses projetos traz melhorias ambientais e de qualidade de vida à população”, enfatiza o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco.

 

RECURSOS

 

Cinco consórcios públicos e 22 municípios apresentaram questionamentos ou recursos. Dois consórcios e oito municípios tiveram os recursos deferidos. Ao final da avaliação dos recursos e questionamentos, quatro consórcios e 25 municípios foram habilitados.


Clique aqui para acessar o resultado final e os recursos apresentados. 

 

Wilma Gomes

Ascom / Sisema

 

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900