Convênio da Semad com município de Guanhães para saneamento rural beneficia 175 famílias

Divulgação Sisema

guanhaes01interna

Biodigestores beneficiarão 4 localidades de Guanhães e 175 famílias

Para garantir o tratamento de efluentes sanitários em Guanhães, no Leste do estado, o município recebeu kits contendo biodigestores e caixas de gordura que serão implantados em áreas rurais da cidade. Os equipamentos serão utilizados para melhoria do esgotamento sanitário na área rural de Guanhães e serão destinados às comunidades rurais de Prata, Corrente Canoa, Cachoeira das Pombas, Farias e na própria cidade de Guanhães. No total, serão beneficiadas diretamente 175 famílias.

Os kits, que contemplam um biodigestor e caixa de gordura, foram adquiridos via emenda parlamentar do deputado estadual Guilherme da Cunha, no valor de R$ 340 mil, com um acréscimo de R$ 17.831,98, como contrapartida da prefeitura, totalizando um investimento de R$ 357.831,98.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges), teve papel principal na articulação e apoio técnico à equipe da prefeitura de Guanhães para elaboração do pleito e acompanhamento do progresso quanto à execução do convênio firmado via Semad.

O subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, explica que o saneamento contribui com a saúde pública. “É de suma importância aplicarmos tecnologias próprias para o tratamento individual dos efluentes sanitários em comunidades rurais isoladas, uma vez que na maioria dos casoshá uma dispersão entre a residência, o que inviabiliza o tratamento coletivo”, afirma.

QUALIDADE DE VIDA

Em Guanhães, atualmente, somente o esgoto da área central da cidade recebe tratamento primário e secundário. O esgotamento sanitário das residências das comunidades rurais e distritos são despejados nos cursos d’águas próximas às comunidades rurais sem receber tratamento do esgoto.

A prefeita de Guanhães, Dóris Campos Coelho, observou que o trabalho não seria executado sem o apoio do Governo de Minas, especialmente da Semad. “As instalações significam qualidade devida, saúde e desenvolvimento sustentável para a população do município”, destaca.

De acordo com o Serviço Autônomo Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE) do município, existem projetos de sistemas de esgotamento sanitário para atender algumas localidades como: Barreiras, Correntinha, Cruzeiro do Aricanga, Sapucaia e Taquaral.

“Para as quatro localidades beneficiadas pelo projeto não havia, até o momento, projeto para realizar tratamento de esgoto”,observa o diretor de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da Semad, Kleynner Jardim Lopes. “Desta forma, o convênio possibilita que novas tecnologias possam garantir o correto tratamento e a disposição final para os efluentes sanitários gerados e isso é de grande importância socioambiental”, frisa.

Emerson Gomes