Sisema recebe homenagem da PM em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

crédito: Edwaldo Cabidelli

homenagem-PM-Sisema-dentro

A secretária do Meio Ambiente, Marília Melo, sendo homenagenada pela PMMG

Dando continuidade às comemorações da Semana do Meio Ambiente 2022, a secretária Marília Melo, acompanhada dos demais dirigentes do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), foi homenageada, na manhã desta segunda-feira (6/6), pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). O evento, realizado na sede da PM, em Belo Horizonte, aconteceu durante desfile matinal da corporação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no último domingo (5/6).

Os representantes dos órgãos ambientais de Minas Gerais foram homenageados com a medalha Challenge Coin, mais alta honraria da PM, concedida em reconhecimento pela defesa do interesse público, e o galhardete do Polícia de Meio Ambiente (PMMAmb), pelo trabalho de prevenção à degradação ambiental e respeito à Política Estadual de Meio Ambiente. As comendas foram entregues pelo comandante-geral da PMMG, Coronel Rodrigo Rodrigues.

Em seu discurso, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, enalteceu a parceria com a PM na defesa ambiental do Estado. “Que essa integração possa entregar às futuras gerações um meio ambiente cada vez mais equilibrado, como determina nossa Constituição”, salientou.

Em 2021, o Sisema e o Comando de Policiamento Ambiental de Minas já realizaram 38 mil operações em Minas, uma média de 253 ações por dia, atenderam cerca de 8 mil denúncias, além de lavrar mais de 5 mil autos de infração, incluindo prisões e recuperação de bens ilegais.

“Esses resultados demonstram a qualidade do Policiamento Ambiental mineiro ao atuar de forma coordenada com o Sisema, dentro do Plano Tático das Forças de Segurança do Estado previsto para este biênio”, destacou o comandante-geral Rodrigues da PM.

OPERAÇÃO

Ainda durante a solenidade, foi assinado entre os órgãos Termo de Cooperação Técnica para início da Operação Uma só Terra. A ação conjunta entre Sisema e PM irá promover, nesta segunda, simultaneamente, em todas as regiões do Estado, fiscalizações e vistorias contra crimes ambientais.

Deflagrada na manhã de hoje, a operação conta um efetivo de 410 policiais, 154 viaturas, 14 embarcações e 20 drones para o atendimento de denúncias e diligências de prevenção e repressão em todas as agendas ambientais: verde, marrom e azul; fiscalizando atividades potencialmente poluidoras.

CHALLENGE COIN

A honraria da PM é conferida a policiais e autoridades públicas que se destacaram no exercício de suas funções e teve sua instituição inspirada na Roma Antiga, quando os soldados eram recompensados pelo seu desempenho com uma moeda a mais no seu pagamento.

Tal moeda de bonificação recebia uma cunhagem especial com o símbolo da legião a qual os soldados pertenciam, então, os bravos combatentes passaram a aguardar suas moedas-prêmios como lembrança, ao invés de gastá-las.

Após a Segunda Guerra Mundial, a moeda foi popularizada pelos soldados americanos que, em bares, eram desafiados a colocar sua Challnge Coin sobre a mesa. Aqueles que, por ventura, estavam sem sua moeda eram obrigados a pagar a cerveja de todos os outros que se apresentassem com a condecoração.

Edwaldo Cabidelli