Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Semad promove castração gratuita de 1.300 animais domésticos em Três Corações

PDFImprimirE-mail

Foto: Semad/Divulgação
mutirao-catracao-tres-coracoes-dentro
Em 2022, o programa já promoveu a castração gratuita de cerca de 15 mil animais domésticos

O Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos segue avançando em Minas. Nesta sexta-feira (13/5), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) conclui mais um mutirão de castração gratuita. A ação, realizada em parceria com a ONG Arca de Noé, promoveu a esterilização de 1.300 animais domésticos no município de Três Corações, no Sul de Minas. Até o final do ano, cerca de 90 mil cães e gatos de rua serão castrados gratuitamente por meio do programa estadual. 


Durante dez dias, uma equipe formada por veterinários, técnicos e voluntários realizaram os procedimentos de esterilização em uma unidade móvel de castração posicionada em um ginásio do município. O mutirão teve como público preferencial cães e gatos em situação de rua, sob tutela de entidades protetoras ou pertencentes à população de baixa renda da região.


Realizado por meio de convênio firmado com a ONG Arca de Noé, organização da sociedade civil que atua na causa animal em Três Corações e região, o mutirão promovido pela Semad no município contou com financiamento público de R$ 325 mil, oriundos de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Noraldino Júnior. Em 2022, o programa de esterilização do Governo de Minas já promoveu a castração gratuita de cerca de 15 mil animais domésticos.


MICROCHIPAGEM

O Programa de Esterilização de Animais Domésticos atua de forma articulada com outras políticas públicas de gestão da fauna doméstica promovidas pelo Estado, entre elas o Programa de Microchipagem “Conheça seu Amigo”.


Durante a castração gratuita, os veterinários implantam também um microchip de identificação nos animais. As informações registradas são inseridas no Sistema de Identificação de Animais Domésticos de Minas Gerais, primeiro banco de dados público do Brasil desenvolvido por um governo estadual para controle e monitoramento de espécies da fauna doméstica. 


O sistema, implementado em maio deste ano, permite que municípios, entidades protetoras, clínicas veterinárias e unidades móveis de esterilização registrem gratuitamente os dados de animais domésticos, bem como de seus cuidadores, sejam eles tutores (pessoa física) ou instituições de proteção. As informações estão disponíveis a qualquer cidadão, por meio de consulta pública.


“Os dados registrados no Sistema de Identificação Animal auxiliam municípios, governo e entidades protetoras na tomada de decisões e elaboração de políticas públicas que visem melhorias na relação homem-animal-ambiente, constituindo uma importante ferramenta de gestão da fauna em Minas”, afirma a subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco.


Implementado em março deste ano
, o Programa Estadual de Microchipagem “Conheça seu Amigo” realizou a doação, pelo Estado, de 63 mil microchips de identificação e aparelhos leitores a 74 municípios mineiros em sua primeira fase de execução. O programa atua de forma articulada a outros projetos da Semad, visando o manejo ético populacional de animais domésticos em âmbito estadual.


FAUNA DOMÉSTICA

Desde que assumiu a gestão das políticas públicas relacionadas à fauna doméstica no Estado, em 2019, após a reforma administrativa do Poder Executivo, a Semad vem desenvolvendo e implementando diversos programas que objetivam a promoção da saúde e do bem-estar animal.


De acordo com a coordenadora de Fauna Doméstica da Semad, Patrícia Carvalho, o Programa Estadual de Esterilização integra o escopo de projetos prioritários da Semad para gestão da fauna doméstica em Minas Gerais.

“São convênios firmados junto à OSCs (Organizações de Sociedade Civil) e municípios mineiros que permitem integrar o uso de unidades móveis e clínicas para realização de ações de castração gratuita visando a promoção do bem-estar animal em todo o estado”, disse.


Edwaldo Cabidelli
Ascom/Sisema 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900